Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: A

Sala: 4116

Data de início: 07/03/2024

Data de término: 04/07/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de produção e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa.

Programa

1. Introdução à pesquisa: conceituação e história

1.1. O conceito de pesquisa

1.2. O surgimento e a crise da ciência moderna

1.3. A emergência de novas epistemologias

1.3. A pesquisa em ciências humanas

2. O campo da Educação

2.1. As especificidades da pesquisa na área de Educação: problemas e desafios

3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional

3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, a fundamentação teórica, a produção das informações, a análise e interpretação das informações, a apresentação dos resultados

3.2. Diferentes abordagens da pesquisa na área de Educação: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; pesquisa etnográfica; pesquisa-ação; estudo de caso; abordagens emergentes

3.3. Procedimentos de produção de dados: observação, questionário, entrevista, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa na/da internet

3.4. Procedimentos de análise de dados: introdução à análise de conteúdo e à análise do discurso; uso de softwares

4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica

Bibliografia

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v.35, n.6, p. 33–40, Aug/Sep. 2006.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020.

BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

BRAUN, Virginia, CLARKE, Victoria, GRAY, Debra (orgs.). Coleta de dados qualitativos: um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Vozes, 2019.

GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Petrópolis: Vozes, 2019.

NIND, Melaine, CURTIN, Alicia, HALL, Kathy. Métodos de pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Vozes, 2019.

O’LEARY, Linda. Como fazer seu projeto de pesquisa: guia prático. Petrópolis: Vozes, 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves, MEYER, Dagmar (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Ensayos en torno a la colonialidad del poder. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2019.

REVISTA DIREITO E PRÁXIS. Dossiê: Pensamento crítico latino-americano, pesquisa militante e perspectivas subversivas dos direitos, v.7, n.13, 2016.

SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

SOMEKH, Bridget, LEWIN, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.

ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 33-48.