Turma: A
Sala: 2117
Data de início: 06/03/2024
Data de término: 26/06/2024
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.
Objetivos:
- Discutir pesquisas de doutorandos e de pós-doutorandos da Linha de História da Educação, e de convidados; debater temas e questões teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas em História e em História da Educação; discutir sobre produção e divulgação de conhecimento no campo da História da Educação.
Metodologia:
- Encontros quinzenais às quartas-feiras à tarde, com duração de 2h. O seminário contará com a participação dos estudantes ingressantes na Linha de História da Educação em 2024, além de membros do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE).
- A cada encontro, os primeiros 50 minutos são dedicados à apresentação de uma pesquisa em andamento ou finalizada e, em seguida, dois/duas estudantes conduzirão o debate, que posteriormente será aberto aos demais participantes. A atividade conta com a leitura prévia de um texto indicado pela pessoa convidada.
- A presença às reuniões e a participação no debate serão contabilizados para fins de nota e aprovação na disciplina.
ARATA, Nicolás e PINEAU, Pablo (orgs.). Latinoamérica: la educación y su historia. Nuevos enfoques para su debate y enseñanza. 1ª ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras Universidad de Buenos Aires, 2019. <http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Latinoam%C3%A9rica%20la%20educaci%C3%B3n%20y%20su%20historia.pdf>. Acesso em 18/10/2022.
CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (rgs.). História da Educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/historia-da-educacao-em-minas-gerais-da-colonia-republica> . Acesso em 18/10/2022.
GONÇALVES NETO, Wenceslau. Percursos e desafios da história da educação luso-brasileira. Revista Brasileira de História da Educação. V.19, 2019, p.01-22. < https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e075>. Acesso em 18/10/2022.
JINZENJI, Mônica Yumi, LAGES, Rita Cristina Lima (Orgs). História da Educação: sujeitos na/da história. v.1, Curitiba: Brazil Publishing, 2021. Disponível em: < https://livrosabertos.fae.ufmg.br/index.php/produto/historia-da-educacao-sujeitos-na-da-historia/>. Acesso em 18/10/2022.
VIEIRA, Carlos Eduardo e CURY, Cláudia Engler. A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas. Revista Brasileira de História da Educação. V.19, 2019, p. 01- 24. <https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e072>. Acesso em 18/10/2022.