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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia da Pesquisa em História

Turma: C

Sala: 4118

Data de início: 07/03/2024

Data de término: 27/06/2024

N° total de vagas: 13

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.

Programa

1. A constituição do campo historiográfico contemporâneo (Reflexões iniciais; Memória, tempo e narrativa). 2. Itinerários da historiografia contemporânea: legados e conexões (As fundações da História-ciência no século XIX: historicismo, marxismo, positivismo; A construção de outros paradigmas no século XX: os Annales e a historiografia francesa, a história cultural; A história social inglesa e a micro-história italiana; Re (discussões) no século XXI: histórias transnacionais, globais, conectadas; A historiografia brasileira: visão geral). 3. A pesquisa histórica (Princípios metodológicos: elaboração e desenvolvimento de um projeto; Problematização e construção do objeto de investigação; Referenciais teóricos; Fontes documentais e bibliográficas; Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história e o “problema” da narrativa).

Bibliografia

BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BOSCHI, Caio. Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.

BOUCHERON, Patrick; DELALANDE, Nicolas (org). Por uma história-mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BURGUIÈRE, André. L`École des Annales. Une histoire intellectuelle. Paris: Odile Jacob, 2006.

BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: Da cátedra ao tribunal. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O transnacional na pesquisa histórica: o que pensam os historiadores. In: LINHALES, Meily Assbú; PUCHTA, Diogo Rodrigues; ROSA, Maria Cristina. Diálogos transnacionais na história da educação física. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.

HARTOG, François. Evidência da História. O que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011.

REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.

SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.

THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.