Turma: E
Sala: 4120
Data de início: 06/03/2024
Data de término: 26/06/2024
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, objeto de pesquisa, referenciais, especialmente sobre as metodologias.
I – Pesquisar a docência e a formação
II – Por que, com quem e como pesquisamos?
III – Perspectivas metodológicas das pesquisas sobre formação
IV – Ética na pesquisa e o Comitê de Ética
Objetivos
- Compreender os pressupostos da ação de pesquisar a docência e a formação;
- construir um diálogo entre os pares a partir dos projetos de pesquisa da linha Docência;
- debater acerca das metodologias de pesquisa sobre formação de professores;
- Conhecer os aspectos éticos da pesquisa e os procedimentos para submissão ao CEP
Metodologia
Leitura comentada dos projetos
Troca de projetos entre os pesquisadores
Leitura de teses e dissertações
Leitura de artigos científicos
Estratégias e procedimentos de avaliação
Participação nas discussões
Leitura da bibliografia indicada
Leitura dos projetos da turma e comentários
Comentários dos projetos de pesquisa da turma
ANDRE, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.
BIANCHETTI, L. MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006.
GARCIA, Regina Leite (Org.) Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? O impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.
GATTI, Bernadete A. Grupo Focal. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAY, Tim. Pesquisa Social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Editora Artmed. 2001.
MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Depto dos Recursos Humanos da Saúde. 1988.
SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R., BRADINI, Regina Célia A. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
VIANA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Editora Plano, 2007.
YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman-Artmed, 2001.