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FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Docência: processos constitutivos professores/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas - Mestrado

Turma: E

Sala: 4120

Data de início: 06/03/2024

Data de término: 26/06/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, objeto de pesquisa, referenciais, especialmente sobre as metodologias.

Programa

I – Pesquisar a docência e a formação

II – Por que, com quem e como pesquisamos?

III – Perspectivas metodológicas das pesquisas sobre formação

IV – Ética na pesquisa e o Comitê de Ética

Objetivos

- Compreender os pressupostos da ação de pesquisar a docência e a formação;

- construir um diálogo entre os pares a partir dos projetos de pesquisa da linha Docência;

- debater acerca das metodologias de pesquisa sobre formação de professores;

- Conhecer os aspectos éticos da pesquisa e os procedimentos para submissão ao CEP

Metodologia

Leitura comentada dos projetos

Troca de projetos entre os pesquisadores

Leitura de teses e dissertações

Leitura de artigos científicos

Estratégias e procedimentos de avaliação

Participação nas discussões

Leitura da bibliografia indicada

Leitura dos projetos da turma e comentários

Comentários dos projetos de pesquisa da turma


Bibliografia

ANDRE, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.

BIANCHETTI, L. MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006.

GARCIA, Regina Leite (Org.) Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? O impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.

GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.

GATTI, Bernadete A. Grupo Focal. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAY, Tim. Pesquisa Social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Editora Artmed. 2001.

MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Depto dos Recursos Humanos da Saúde. 1988.

SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R., BRADINI, Regina Célia A. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.

VIANA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Editora Plano, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman-Artmed, 2001.