Turma: D
Sala: 2112
Data de início: 13/03/2024
Data de término: 26/06/2024
N° total de vagas: 6
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Ideários, discursos e práticas de pesquisa em Educação Matemática. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática com foco nos projetos de investigação dos participantes.
1. A Educação Matemática como prática social;
2. Ideários, discursos e práticas em Educação Matemática;
3. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática.
FERNANDES, F. S.; FONSECA, M. C. F. R. Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 37, p. 3-4, 2023.
FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.
MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004.
MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
PINTO, T. P. Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v.20, p. e023069, 2023.