Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Da interpelação pelo trabalho à uma interrogação sobre o agir humano: uso de si, vida e valores

Turma: A

Sala: Sala Teleconferências

Data de início: 05/03/2024

Data de término: 14/03/2024

N° total de vagas: 50

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Yves Schawartz

Horários

Ementa

A disciplina "Uso de si, vida e valores" percorre principais problemas colocados pelo autor desde os anos 80, onde se interroga sobre o conceito de trabalho, à partir da noção de experiência, demonstrando suas principais elaborações teórico-conceituais, entre elas o conceito de uso de si, e metodológicas nesse percurso, até a formulação do conceito de atividade humana.

Programa

O conceito de uso de si parece ser hoje a base de uma antropologia filosófica, de uma epistemologia e de uma governança do trabalho que respeite a atividade humana, uma política que redefina os requisitos da democracia. Examinaremos as condições históricas, intelectuais e militantes que levaram à formulação desse conceito.Em seguida, examinaremos seus fundamentos biológicos e antropológicos. Fica claro que esse conceito e sua relevância política só podem ser justificado situando-o no final de dois limiares sucessivos e altamente enigmáticos, aquele que possibilita a definição de "o que significa viver", como uma relação entre vida e valor específico de cada espécie viva; e o segundo, que, com a humanidade, estabelece uma nova relação entre esse ser humano vivo e um mundo que está constantemente sendo produzido como seu, por meio do que chamamos de "mundo da vida". Através do denominamos de projetos-herança, no qual o termo valores deve ser considerado no plural. O que constitui valor para um coletivo humano não tem naturalidade genética, o que nos convoca a forjar uma política que se proponha a criar as condições para que os grupos humanos vivam seu destino com saúde nesta terra .


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (Será atualizada no momento do curso).

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Florence Universitária, 1995.

ODDONE, Ivar; RE, Alessandra; BRIANTE, Gianni. Experiência operária, consciência de classe e psicologia do trabalho. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2023.

SCHWARTZ, Yves. Travail et usage de notre faculté des concepts. Conferência de LANGRES, 6/10/2022 (mimeo)

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e ergologia. Conversas sobre atividade humana. Rio de Janeiro: EDUFF, 2022.

SCHWARTZ, Yves. O conceito de atividade no princípio da cooperação transdisciplinar. IN: REVISTA UFMG IEAT. DOSSIÊ: Estupor, transformações sociais, (in)disciplina. Oliveira, Maria do Céu; CUNHA, Daisy; LasCasas, Estevan (Orgs). Belo Horizonte: IEAT: v. 29 n. 1, 2022.

SCHWARTZ, Yves. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade. In: Daniellou, François (org.) A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.  

SCHWARTZ, Yves. Le paradigme ergologique ou un métier de Philosophe. Toulouse: Editions, 2000.