Turma: K
Sala: 4118
Data de início: 06/03/2024
Data de término: 03/07/2024
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Epistemologia e Pesquisa Educacional no Contexto latino americano. Bases epistemológicas do pensamento decolonial.
1- Definição de conceitos fundamentais que sustentam não só o conteúdo da disciplina como também a base bibliográfica que será utilizada;
2- Breve histórico sobre a noção de Epistemologia e de novas epistemes no contexto latino americano considerando do movimento de decolonização iniciado por Walter Mignolo e Enrique Dussel;
3- Análise de estudos no contexto latino-americano que introduzem a crítica epistemológica ao eurocentrismo dos estudos acadêmicos ;
4- Análise de pesquisas na área de educação, desenvolvidas na América Latina com ênfase no paradigma de/des/pós/anti/contra/colonial.
Metodologia:
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura de textos
• Produção/escrita de textos
• Seminários e debates em sala
Avaliações:
A1 (30 pontos de presença e participação nas aulas);
A2 (30 pontos de produção de textos escritos em sala);
A3 (40 pontos de texto individual ou em dupla)
AGUIAR, J. D. Por um marxismo decolonial: contribuições para a reflexão sociológica contemporânea. Revista IEALC, v. 2, número 1, 2018, p. 67-87.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. (11), Ago 2013 https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004
CANDAU, V. M. F.; RUSSO, K. Interculturalidade e educação na América latina. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 10, p. 151-169,2010.
CASTRO-GOMES, Santiago- Ciências Sociais, Violência Epistêmica e Problemas da Invenção do Outro, In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005
CURIEL, O. (2007) Crítica pós-colonial desde las prácticas del feminismo antirracista, Nômadas, n°. 26, pp. 92-101
DOMINGUES, I. O grau zero do conhecimento: o problema da fundamentação das ciências humanas. São Paulo: Loyola, 1991.
DUSSEL, E. Europa, Modernidade e Eurocentrismo, In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005
ESCOBAR, A. O lugar da Natureza e a Natureza do Lugar: Globalização ou Pós-Desenvolvimento. In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005
FERNANDES, F. Antecedentes Indígenas: Organização Social das Tribos Tupis, Rio de Janeiro: Difel, vol I, pp 72-86, 1971.
GONZALEZ, L. (1988). A categoria político-cultural da Amefricanidade, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n° 92-93, pp.69-87, 1988
LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber, p. 8, 2005.
MIGNOLO, W. A Colonialidade de Cabo a Rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 35
MORENO, A. Superar a Exclusão, Conquistas, Equidade: reformas, políticas e capacidades no âmbito social In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005
NASCIMENTO, B. O Conceito de Quilombo e a Resistência da Cultura Negra, Afrodiáspora, ano 3, n°6 e7, pp 41-49.
QUIJANO. A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América latina. In: LANDER, E (org). A colinialidade do Saber: Eurocentrismo, Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 115.
SEGRERA. Abrir, impensar e redimensionar as ciências sociais na América Latina e no Caribe. In. In: LANDER, E (Org), p.95 , 2005.
WALLERSTEIN, Immanuel. Análise dos Sistemas Mundiais. In. GIDDENS, A. & TURNER, J. (org). Teoria Social Hoje, São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p.448-470