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FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática do Ensino Superior

Turma: U

Sala: 3102

Data de início: 12/03/2024

Data de término: 25/06/2024

N° total de vagas: 36

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Vanessa Regina Eleutério Miranda - vanessareleuterio@gmail.com

Horários

Ementa

Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.

Programa

PROGRAMA:

1. Didática e formação de professores

2. Sala de aula: espaço de mediação sociocultural, produção e apropriação do conhecimento

3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos

4. Finalidades da educação e objetivos de ensino

5. Organização do processo de ensino aprendizagem

6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos

7. Relação professor- aluno e conhecimento

8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem

9. Tecnologias Digitais Comunicação e da Informação

II. OBJETIVOS

1. Refletir sobre as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem fundamentam a prática docente;

2. Discutir os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam as diferentes propostas de ensino-aprendizagem;

3. Analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta alternativa de ensino.    III. PROPOSTA METODOLÓGICA

1. Os temas serão trabalhados em momentos intercomplementares, conforme as discussões que emergem dos debates em cada turma.

2. Esses momentos se caracterizam entre outras possibilidades pelos seguintes passos:

• Caracterização e problematização da prática pedagógica dos participantes

• Explicação da prática mediatizada por um referencial teórico

• Compreensão da prática no nível da totalidade, explicitando seus fundamentos

• Elaboração de propostas para intervenção na prática.

Envolvem elaborações pessoais por parte dos estudantes:

 a) síntese inicial ou final do conhecimento produzido a cada tema discutido;

 b) leitura e estudo individual dos textos, visando a contextualização e a adoção de um posicionamento crítico;

 c) discussão em pequenos grupos para estudo, esclarecimento de dúvidas e identificação de questões centrais sobre as práticas pedagógicas;

 d) discussão geral, envolvendo toda a turma, para coletivizar e sistematizar as reflexões;

 e) organização do conteúdo e das formas utilizadas no estudo de cada tema.

IV. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.

Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.

A distribuição dos 100 pontos ocorrerá no final do semestre letivo, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e autoavaliação.

1. critérios:

 a) presença e participação em todas as etapas do processo

 b) compromisso com o trabalho e com o grupo

 c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática

 d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.


Bibliografia

ARAÚJO, José C. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, Ilma P. Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiva: editora CRV, 2017.

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VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projetos educativos. São Paulo: Libertad, 1995.

VEIGA, Ilma P., FERNANDES, Rosana C. (org.) Por uma Didática da Educação Superior. Campinas, SP: Autores Associados. 2021.

VIEIRA, Vanize Aparecida Misael de Andrade e SFORNI, Marta Sueli de Faria. Avaliação da aprendizagem conceitual. Educ. rev. [online]. 2010, n.spe2, pp.45-57. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/03.pdf

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

PERIÓDICOS E CONGRESSOS DE REFERÊNCIA:

Revista docência do ensino superior da Diretoria de Inovação e Metodologias no Ensino da Pró-reitoria de Graduação da UFMG https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/index

Revista Inter-Cambios Dilemas y Transiciones de la Educación Superior (Uruguai) https://ojs.intercambios.cse.udelar.edu.uy/index.php/ic/index

Revista digital de investigación en docencia universitaria (Perú) https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/index

Revista de Docencia Universitaria (Espanha)https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=12366

Revista Brasileira de Educação Médica https://sumarios.org/revista/revista-brasileira-de-educa%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica

Revista Brasileira de Ensino Odontológico https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno

Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior e tecnológico (CIM) https://www.even3.com.br/vicim2022/ (Brasil)

Congresso Iberoamericano de Docência Universitária https://www.aidu-asociacion.org/cidu-2022-xii-congreso-iberoamericano-de-docencia-universitaria/ (iberoamericano)

Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE http://xxiendipe.com.br/home

Associação Brasileira de Educação – ANPED https://www.anped.org.br/