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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : TECNOLOGIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO EM MARX II

Turma: C

Sala: 3113

Data de início: 21/03/2024

Data de término: 11/07/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina abordará os principais pressupostos conceituais acerca da concepção marxiana de tecnologia em sua conexão com a categoria trabalho, conforme as formulações elaboradas na crítica da economia política em sua fase madura. Dá-se aqui continuidade às discussões desenvolvidas quando do tratamento do tema no livro I de O Capital, mas em independência àquelas. A partir da leitura, estudo e discussões de momentos das obras O Capital (livros II e III), Manuscritos Econômicos de 1861-63 e Capítulo VI – Inédito e Teorias sobre o mais-valor, serão explicitados um conjunto de subsídios teóricos para abordar a relação deste problema com os principais temas da educação, pensada como processo amplo de formação do indivíduo social vivo e ativo.

Programa

1. Introdução aos lineamentos fundamentais do pensamento marxiano: produção, sociabilidade e política.

2. Trabalho, tecnologia e educação no contexto da crítica marxiana da economia política.

3. O complexo sócio-histórico concreto da produção da vida humana e seus elementos categoriais.

4. Processo de produção do capital como unidade diferenciada de produção e circulação – os efeitos da circulação sobre a produção.

5. Processo de produção, o papel do desenvolvimento tecnológico e a subsunção do trabalho.

6. Processo de produção, o papel da educação na subsunção do trabalho.

7. Contradições processuais do processo de produção em relação ao desenvolvimento de forças produtivas de alta componente tecnológica.

8. Tecnologias, desenvolvimento de força produtiva e força de trabalho.

9. Subsunção formal e real do trabalho ao capital – diferenças para a força de trabalho.

10. O valor e os valores de uso da força de trabalho – a determinação formal do valor de uso da força de trabalho.

11. Força de trabalho e mutações morfológicas.

      11.1. Força de trabalho C&T;

      11.2. Força de trabalho precarizada;

      11.3. Força de trabalho nos ramos adjacentes à produção da riqueza material;

      11.4. Força de trabalho e empregabilidade capitalista.

12. Força de trabalho, tecnologia e educação.

13. Educação como reprodução da determinação formal do valor de uso da força de trabalho:

      13.1. Educação para o trabalho;

      13.2. Empreendedorismo;

      13.3. Força de trabalho abstrata.


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