Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Profissão Docente na América Latina

Turma: J

Sala: 415

Data de início: 08/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Maria José Flores

Horários

Ementa

Este curso abordará os seguintes tópicos, em relação ao contexto específico da América Latina: História da profissão docente e da formação de professores; Visão panorâmica sobre a profissão docente, a formação e o desenvolvimento profissional de professores; Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente; Processos de (des)profissionalização docente; Trabalho e sindicalismo docente; Desafios atuais da profissão de magistério.

Programa

Tópico 01:    História da profissão docente e da formação de professores na América Latina

Tópico 02:    Visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina

Tópico 03:    Visão panorâmica sobre a formação e o desenvolvimento profissional de professores na América Latina

Tópico 04:    Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente na América Latina

Tópico 05:    Processos de (des)profissionalização docente na América Latina

Tópico 06:    Trabalho docente na América Latina

Tópico 07:    Sindicalismo docente na América Latina

Tópico 08:    Desafios atuais da profissão docente na América Latina

Bibliografia

ALLIAUD, Andrea. Los maestros y sua história: los orígenes del magistério argentino. Buenos Airies: Centro Editor de América Latina, 1993.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012.
ÁVALOS, Beatrice. La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios Pedagógicos, v. XL, Número Especial 1, p. 11-28, 2014.
ÁVALOS, Beatrice. El liderazgo docente en comunidades de práctica. EDUCAR, v. 47, n. 2, p. 237-252, 2011.
ÁVALOS, Beatrice. La inserción profesional de los docentes. Profesorado – Revista de currículum y formación del profesorado, v. 13, n.1, p. 43-59, abril 2009.
ÁVALOS, Beatrice et. al. La profesión docente: temas y discusiones en la literatura internacional. Estudios Pedagógicos, n.1, p. 235-263, 2010.
ÁVILA, Norma Ilse Veloz. El ofício docente en México y otros países de América Latina. El Cotidiano, n. 168, p. 137-139, jul.-ago. 2011.
AYALA ZULUAGA, Carlos Frederico; SOUZA NETO, Samuel; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Políticas docentes de formação de professores no estágio supervisionado: Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
BARCELOS, Nora Ney Santos; VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 73-97, 2006.
BRAMBILA, Aurora Loyo. La investigación sobre sindicalismo docente en América Latina: una reflexión sobre la diversidad de enfoques. El Cotidiano, n. 168, p. 115-119, jul./ago. 2011.
BRAMBILA, Aurora Loyo. Los sindicatos docentes en América Latina: entre la lógica laboral y la lógica profesional. Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, ene./abr. 2001.
BRUNS, Bárbara; LUQUE, Javier. Profesores excelentes: Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe. Serie del Foro de Desarrollo de América Latina, Resumen, Grupo del Banco Mundial, Washington, D.C., 2014, 76 p.
CANEN, Ana; XAVIER, Gisele. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set./dez. 2011.
COELHO, Ana Maria Simões; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Olhar o magistério no “próprio espelho”: O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. Revista Portuguesa de Educação, n. 30, p. 7-34, 2017.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS-SANZANA, Gladys; VILLALOBOS-CLAVERÍA, Alejandro. La formación de profesores en Chile: una mirada a la profesionalización docente. Educación y Educadores, vol. 13, n. 3, p. 397-417, sept. /dic. 2010.
CÓRDOVA, Arancibia. Formación docente en América Latina, estudio de casos: Chile, Nicarágua, Perú y República Dominicana. Revista Docencia, n. 41, agosto 2010.
COSTA, Marisa Vorraber. Um olhar sobre a problemática do trabalho docente hoje. In: COSTA, M. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 83-136.
DÍAZ, Sebastián Donoso. El perfeccionamiento docente en Chile (1990-2007): ¿Estado versus Mercado? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.
DOSSIÊ: Condições de trabalho e saúde dos profissionais da Educação. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 295-526, jul./dez. 2012.
ENGUITA, Mariano Fernández. A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal, burocrático o democrático? Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, p. 43-64, ene./abr. 2001.
ENGUITA, Mariano Fernández. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 41-61.
ESPINOSA, Julieta. La constituición de las prácticas de profesionalización de formación de docentes en México. Perfiles Educativos, v. XXXVI, n. 143, p. 163-179, 2014.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.
FALUS, Lucila; GOLDBERG, Mariela. Perfil de los docentes en América Latina. IIPE-UNESCO: Buenos Airies, Junio 2011.
FANFANI, Emílio Tenti. Los que ponen el cuerpo: el profesor de secundária en la Argentina actual. Educar en Revista, n. 1, p. 37-76, 2010.
FANFANI, Emílio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 335-353, maio/ago. 2007.
FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.
FELDFELBER, Myriam. La regulación de la formación y el trabajo docente: un análisis crítico de la “agenda educativa” en América Latina. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 444-465, maio/ago. 2007.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.
GENTILI, Pablo et. al. Reforma educativa y luchas docentes en América Latina. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1251-1274, set./dez. 2004.
GINDIN, Julián. Sindicalismo docente en América Latina: una contribuición al debate. El Cotidiano, n. 168, p. 109-114, jul./ago. 2011.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto: O processo de construção da identidade racial de professoras negras. Belo Horizonte: Mazza, 1995.
IÓRIO, Angela Cristina Fortes; LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro. Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 155, p. 138-154, jan./mar. 2015.
JARDILINO, José Rubens Lima. Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 54-67, jan./jul. 2010.
LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 355-375, maio/ago. 2007.
MACIA, Marcela Bautista. La profesionalización docente en Colombia. Revista Colombiana de Sociología, v. 32, n. 2, p. 111-131, jul./dic. 2009.
MALDONADO, Ruth Mercado. Un debate actual sobre la formación inicial de docentes en México. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 149-157, jan./jun. 2010.
MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007.
MATEUS, Elaine Fernandes. Um esboço crítico sobre a “parceria” na formação de professores. Educação em Revista, v. 30, n. 03, p. 355-384, jul./set. 2014.
MUÑOZ, Abel Encinas; MALDONADO, Ruth Mercado. Formación docente en la escuela: negociación de significado y micropolítica en colectivos de profesores. Región y Sociedad, v. XXIV, n. 55, p. 199-226, sep./dic. 2012.
NUÑEZ, Carmen Gloria et. al. Horizontes de posibilidad de la mentoría en Chile: análisis de la experiencia piloto desde la perspectiva del discurso. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1149-1164, out./dez. 2011.
OZGA, Jane; LAWN, Martin. O trabalho docente: interpretando o processo de trabalho do ensino. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 140-158.
PINTO, José Marcelino Rezende. Remuneração adequada do professor: Desafio à educação brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 3, n. 4, p. 51-67, jan./jun. 2015.
POGGI, Margarita (coord.). Políticas docentes: formación, trabajo y desarrollo profesional. Buenos Aires: IIPE-UNESCO, 2013.
QUINTRIQUEO, Segundo. et. al. Formación del profesorado en educación intercultural en América Latina: El caso de Chile. Revista Electrónica de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 201-217, abr./jun. 2014.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.
SARAIVA, Luis Miguel; FLORES ARÉVALO, Isabel. La formación de maestros en América Latina: estudio realizado en diez países. Lima: PROEDUCA-GTZ, 2005.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.
SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan./abr. 2013.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores [no Brasil]. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, maio-ago. 2000.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para frente e três para trás. Educação & Sociedade, vol. 34, n. 123, abr.-jun. 2013, p. 551-571.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, L. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 215-233.
TARTUCE, Gisela Lobo et. al. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010.
TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina. Revista Lusófona de Educação, n. 26, p. 161-174, 2014.
TORRES, Rosa María. Balance y perspectiva de la formación docente en América Latina. Ciencia y Sociedade, v. XXV, n. 3, p. 368-394, jul.-sept. 2000.
VAILLANT, Denise. Formación inicial del profesorado en América Latina: dilemas centrales y perspectivas. Revista Española de Educación Comparada, n. 22, p. 185-206, 2013.
VAILLANT, Denise. Políticas de inserción a la docencia en América Latina: La deuda pendiente. Profesorado – Revista de currículum y formación del profesorado, v. 13, n.1, p. 27-41, abril 2009.
VAILLANT, Denise. Construcción de la profesión docente en América Latina. Tendencias, temas y debates. OPREAL, Diciembre 2004.
VEZUB, Lea Fernanda. Notas para pensar una genealogía de la formación permanente del profesorado en Argentina. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 14, n. 42, p. 911-937, jul./sept. 2009.
XAVIER, Libânea Nacif. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 827-849, out.-dez. 2014.
YANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de como las Mujeres Llegaran a ser Maestros (América Latina, 1870-1930). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992.
ZAPATA, Rosa. Diversidad cultural en la formación del futuro profesorado en América Latina. Necessidades y perspectivas. Revista Electrónica de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 219-234, abr./jun. 2014.
ZARDÁN, Angélica Ruiz. Formación de maestras y maestros del Sistema Educativo Plurinacional de Bolívia. Integra Educativa, v. IV, n. 3, 2011.