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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História da educação decolonial: o eurocentrismo e a geopolítica da educação

Turma: D

Sala: 4120

Data de início: 05/03/2024

Data de término: 11/06/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

O paradigma eurocêntrico presente nas tendências pedagógicas, na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do saber nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Práticas pedagógicas subalternizadoras e opressoras tecidas nas relações étnico-raciais, de gênero, de geração e classe social e na organização da educação escolar. Divisão sociorracial da educação.

Programa

Unidade I: A elaboração do mito da modernidade
1) Eurocentrismo e os perigos de uma história/razão única.
2) A invenção semântica de “Europa” e “ocidente” – tradição historiográfica de uma lógica pedagógica ocidental: colonialidade do poder, do saber e do ser
3) América latina como construção ideológica.


Unidade II: Educação, escolarização e modernidade: séculos XVI-XVIII
1) Processo colonizador/processo civilizador: catolicismo e violência pedagógica
2) Fundamentos da “modernidade pedagógica”: Erasmus, Comenius, John Locke, Fénelon


Unidade III: Pedagogia e escolarização nos séculos XVIII – XX
1) Expoentes da pedagogia eurocêntrica: Rousseau, Kant, Condorcet, Pestalozzi, Herbart, Fröbel
2) Organização dos sistemas nacionais de ensino – universalização da desigualdade escolar
3) Educação e reforma social: liberalismo, positivismo e marxismo
4) Reformadores latino americanos: Jose Pedro Varela; Domingo Sarmiento; Amunátegui


Unidade IV: Eurocentrismo e americanismo estadunidense século XX- divisão sociorracial da educação?
1) Pedagogia da escola nova e eugenia – questões para América latina
2) Pedagogias totalitárias
3) Ideologia do terceiro-mundismo e o desenvolvimentismo pedagógico dos anos 1950 e 1960
4) Educação e neoliberalismo

   
Unidade V: Metapedagogias na crítica decolonial
1) Legado de Mariátegui
2) Pedagogia da libertação e Paulo Freire
3) Pedagogia decolonial e Catherine Walsh

Bibliografia

Unidade I
AMIN, Samir (2021). Eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavrapalavra.
ARGOTE, German Marquinez. Metafísica desde Latinoamérica.
BALLESTRIN, Luciana. América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, Brasília, maio-agosto 2013, p. 89-117.
BEIRED, José Luis Bendicho. Hispanismo e latinismo no debate intelectual iberoamericano. Varia História, Belo Horizonte, v.30, n.54, p.631-54, set./dez. 2014.
BROCARDO, Daniele e TECCHIO, Caroline. Olhares para a História: pós-colonialismo, estudos subalternos e decolonialidade. Revista Latino-americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, dez. 2017.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da costa Edutora, 1978.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
_________El encubrimeinto del outro. Argentina: Editorial Docencia, 1992.
FARRET, Rafael Leporace e PINTO, Simone Rodrigues. América Latina: da construção do nome à consolidação da ideia. Topoi, v. 12, n. 23,  p. 30-42, jul.-dez. 2011.
FONTANA, Josep. A Europa diante do espelho. Bauru, SP: Edusc, 2005.
GOODY, Jack. O roubo da história: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São paulao: contexto, 2008.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001
SETH, Sanjay. Razão ou raciocínio? Clio ou Shiva? História da historiografia.  Ouro Preto, número 11,  abril, 2013, p. 173-189.  
SUBIRATS, Eduardo. El continente vacío. La conquista del Nuevo Mundo y la conciencia moderna.  Mexico: Siglo XXI, 1995.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América. A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003
VEIGA, Cynthia Greive. Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana. São Paulo: Ed. UNESP, SBHE, 2022.
WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retorica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.


Unidade II
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BRUNKE, José de La Puente. El Mercúrio Peruano y la religión. AHIg, 2008, Espanha, p. 137-148.
CARVALHO, Lucas Borges de. Direito e barbárie na conquista da América indígena. Revista Sequência, n. 49, p. 53-70, dez. de 2004
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1. (Apêndice, págs. 214-252)
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol. 2.
FÉNELON, François. Da Educação das meninas. DOCUMENTO, Revista História da Educação, v. 16, n. 36 Jan/abr. 2012 p.147-188
HANSEN, João Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliane et al (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOCKE, John. Alguns pensamentos acerca da Educação. Cadernos de Educação. Pelotas. Números 13 (1999), 14 (2000), 15 (2000), 16 (2001),17 (2001), 18(2002), 19(2002).
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Cynthia Greive. "Estética de la falta”, procesos civilizadores/colonizadores y opresión socio-racial: cuestiones globales para una historia latino-americana. In KAPLAN, Carina e BARRAGÁN, Diego (coords). Tiempos de cambio. Diálogos desde Norbert Elias. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2022. http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Tiempos%20de%20cambio_interactivo.pdf

Unidade III
AMUNÁTEGUI, Miguel 1856. De la instruccion primaria em Chile. Imprenta del Ferrocarril, 1856.
BOTO, Carlota (org.). Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019.
COMTE, Auguste. Discurso Preliminar Sobre o Conjunto do Positivismo. www.filosofia.com.br
CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008, páginas 15-67.
DURÁN, Maximiliano. Simón Rodríguez y Bolívar: dos lecturas político educativas para América. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 71 e227173 2017.
FRANCO, Afonso Arinos de Melo Franco. O índio brasileiro e a revolução francesa. Rio de Janeiro. TopBoks, 2000.
FRÖBEL, Friedrich. Coleção Educadores. MEC | Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.
HERBART, Johann. Coleção Educadores. MEC | Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Paulo: Unimep, 1996. (pags 1-38)
LOANGO, Anny Ocoró. La nación, la escuela y ‘los otros’: reflexiones sobre la historia de la educación em Argentina y Colombia em el imaginário civilizatório moderno. Rollos Internacionales, vol. 5, n. 41, pp. 35-56, 2016.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990, (cap.11).
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Coleção Educadores, Brasília, MEC, 2010.
PETITAT, André. Produção da escola: produção da sociedade; Análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
SARMIENTO, Domingo. Coleção Educadores. MEC | Fundação Joaquim Nabuco [1849]
SPENCER, Herbert. Educação Intelectual, Moral e Física. www.filosofia.com.br
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VARELA, Jose Pedro. Obras Pedagógicas. La educacion del Pueblo. Prologo (Arturo Ardao). Montevideo: Ministerio de Instruccion Publica, [1876] 1964.
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias in VEIGA, Cynthia Greive e OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. https://www.bu.ufmg.br/imagem/000023/000023ec.pdf


Unidade IV
A EDUCAÇÃO que nos convém: fórum realizado em outubro-novembro-1968 e organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos sociais - Ipês/GB com o patrocínio da Pontifícia Universidade Católica-PUC-RJ, 1968.
CARVALHO, Celso. O Simpósio A educação que nos convém. O IPES e a ação político-pedagógica da burguesia nos anos de 1960. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 369-385, jul./dez. 2007.
CARVALHO, Luiz Felipe de. Educação e unidade nacional no Estado Novo: o primeiro congresso de brasilidade (1941). Dissertação mestrado, UFRJ, 2010 – capitulo 2
FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose. Livre para escolher: uma reflexão sobre a relação entre liberdade e economia. Rio de Janeiro: Record, 2015.
KOCH, H.T. A juventude hitlerista: mocidade traída. Rio de Janeiro: Renes, 1973.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1974. (parte I, capítulos II e III)
MALVANO, Laura. O mito da juventude transmitido pela imagem: o fascismo italiano. In LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
MICHAUD, Eric. Soldados de uma ideia in LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
NASSIF, Ricardo; RAMA, Gérman W; TEDESCO, Juan Carlos. El sistema educativo em America Latina. Buenos Aires: Kapelux/Unesco, 1984.
PEREIRA, Luiz. Desenvolvimento, trabalho, educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997
SOUSA MACHADO, Teresa.Faria de Vasconcelos: um pioneiro no movimento da Escola Nova na Europa e na América Latina. revistas.unc.edu.ar/index.php/racc; agosto 2016, Vol. 8, N°2, 115-123
WEINBERG, Gregorio. Modelos educativos en el desarorollo historico de América Latina. Nueva versión. Proyécto Desarrollo Y Educacion en America Latina y Caribe. UNESCO; CEPAL, PNUD, 1981
Unidade V
FIGUEIREDO, Daniela Ghisleni Figueiredo. Por uma pedagogia decolonial a partir dos pensamentos de Paulo freire e Catherine Walsh. Universidade Federal da Fronteira  Sul,  Campus Erechim, Dissertação de Mestrado, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MARIÁTEGUI, José Carlos. 7 Ensaios de la interpretación de la realidad peruana. Republica Bolivariana de Venezuela: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2007.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de) colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Revista Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1/2, jan.-dez. 2012.