Turma: J
Sala: 4114
Data de início: 13/03/2024
Data de término: 17/07/2024
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
A constituição do campo de pesquisa em Educação em Ciências. Revisão e pesquisas do estado do conhecimento em tópicos específicos de Educação em Ciências.
- O campo da pesquisa em Educação em Ciências: a constituição do campo e algumas características centrais.
- Pesquisas de estado da arte: o que são e sua pertinência; exemplos de pesquisas na Educação em Ciências; comunicação deste
tipo de pesquisa em função do tipo de trabalho (artigo, capítulo de handbook, trabalho de formação acadêmica).
- Procedimentos para elaboração de uma revisão bibliográfica: levantamento da produção (ferramentas de busca e palavraschave); principais periódicos da área; avaliação e elaboração de resumos; instrumentos para análise da qualidade da pesquisa.
Abell, S., & Lederman, N. (Ed). (2007). Handbook of Research in Science Education, 1st ed. London: Routledge.
Duschl, R.A. (1990). Restructuring Science Education - The Importance of Theories and Their Development. New York: TeachersCollege.
Fensham, P. (2004). Defining as Identity - The Evolution of Science Education as a Field of Research. Dordrecht: Springer.
Fraser, B.J., Tobin, K.G. & McRobbie, C.J. (2012). Second International Handbook of Science Education. Dordrecht: Springer. Lin, T.-C., Lin, T.-J., & Tsai, C.-C. (2014). Research and Trends in Science Education from 2008 to 2012: A systematic content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, 36(8), 1346-1372.
Matthews, M. (Ed). (2014). International Handbook of Research in History, Philosophy and Sociology of Science. Dordrecht: Springer.
Medina-Jerez, W. (2018). Science Education Research Trends in Latin America. International Journal of Science and Mathematics Education. v. 16, p. 465-485.
Odden, T. O. B., Marin, A., Rudolph, J. L. (2021). How has Science Education changed over the last 100 years? An analysis using natural language processing. Science Education, v. 105, p. 653-680