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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Saúde Mental em Comunidades Educativas: bases, discussões e perspectivas

Turma: M

Sala: 4118

Data de início: 12/03/2024

Data de término: 25/06/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A saúde mental escolar (SME) ganhou relevância nas últimas décadas, graças ao reconhecimento internacional de que a escola é o local ideal para realizar intervenções psicossociais com elevada cobertura, baixo custo e elevada eficácia. Para abordar os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, a SME centra-se na concepção, implementação e avaliação de programas e intervenções baseadas em evidências, razão pela qual se esforça para gerar ações específicas e eficazes nos diferentes níveis de intensidade. Das dificuldades sentidas pelos alunos, dando especial ênfase àquelas que afetam não só a sua qualidade de vida, mas também o seu desempenho escolar. Para atingir este objetivo, integrou conhecimentos e práticas de diversas disciplinas, incluindo psicologia clínica, educacional e comunitária.

Programa

1. Saúde Mental Escolar: em busca de conceitos, definições e perspectivas.

2. Sofrimento mental e escola: problemáticas, diagnósticos e críticas.

3. Vulnerabilidade e Violência no Cotidiano Escolar.

4. Programas de Promoção de Saúde Mental em Comunidades Educativas (o Caso Chile).

5. Prototipando experiências em Saúde Mental Escolar.


Bibliografia

Rojas-Andrade, R. M., & Leiva, L. (2018). La salud mental escolar desde la perspectiva de profesionales chilenos. Psicoperspectivas, 17(2), 151-162. 

Fierro-Evans, C., & Carbajal-Padilla, P. (2019). Convivencia Escolar: Una revisión del concepto. Psicoperspectivas, 18(1), 9-27. 

Sutherland, K. S., Conroy, M. A., McLeod, B. D., Kunemund, R., & McKnight, K. (2019). Common practice elements for improving social, emotional, and behavioral outcomes of young elementary school students. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 27(2), 76-85. 

Lever, N. A., Chambers, K. L., Stephan, S. H., Page, M. J., & Ghunney, A. (2010). National survey on expanded school mental health services. Advances in school mental health promotion, 3(4), 38-50. 

Suldo, S. M., Friedrich, A., & Michalowski, J. (2010). Personal and systems‐level factors that limit and facilitate school psychologists' involvement in school‐based mental health services. Psychology in the Schools, 47(4), 354-373. 

Rojas-Andrade, R., Leiva-Bahamondes, L., Vargas, A. M. B., & Squicciarini-Navarro, A. M. (2017). Efectos de la fidelidad de la implementación sobre los resultados de una intervención preventiva en salud mental escolar: un análisis multinivel. Psychosocial Intervention, 26(3), 147-154.