Turma: M
Sala: 4118
Data de início: 12/03/2024
Data de término: 25/06/2024
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A saúde mental escolar (SME) ganhou relevância nas últimas décadas, graças ao reconhecimento internacional de que a escola é o local ideal para realizar intervenções psicossociais com elevada cobertura, baixo custo e elevada eficácia. Para abordar os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, a SME centra-se na concepção, implementação e avaliação de programas e intervenções baseadas em evidências, razão pela qual se esforça para gerar ações específicas e eficazes nos diferentes níveis de intensidade. Das dificuldades sentidas pelos alunos, dando especial ênfase àquelas que afetam não só a sua qualidade de vida, mas também o seu desempenho escolar. Para atingir este objetivo, integrou conhecimentos e práticas de diversas disciplinas, incluindo psicologia clínica, educacional e comunitária.
1. Saúde Mental Escolar: em busca de conceitos, definições e perspectivas.
2. Sofrimento mental e escola: problemáticas, diagnósticos e críticas.
3. Vulnerabilidade e Violência no Cotidiano Escolar.
4. Programas de Promoção de Saúde Mental em Comunidades Educativas (o Caso Chile).
5. Prototipando experiências em Saúde Mental Escolar.
Rojas-Andrade, R. M., & Leiva, L. (2018). La salud mental escolar desde la perspectiva de profesionales chilenos. Psicoperspectivas, 17(2), 151-162.
Fierro-Evans, C., & Carbajal-Padilla, P. (2019). Convivencia Escolar: Una revisión del concepto. Psicoperspectivas, 18(1), 9-27.
Sutherland, K. S., Conroy, M. A., McLeod, B. D., Kunemund, R., & McKnight, K. (2019). Common practice elements for improving social, emotional, and behavioral outcomes of young elementary school students. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 27(2), 76-85.
Lever, N. A., Chambers, K. L., Stephan, S. H., Page, M. J., & Ghunney, A. (2010). National survey on expanded school mental health services. Advances in school mental health promotion, 3(4), 38-50.
Suldo, S. M., Friedrich, A., & Michalowski, J. (2010). Personal and systems‐level factors that limit and facilitate school psychologists' involvement in school‐based mental health services. Psychology in the Schools, 47(4), 354-373.
Rojas-Andrade, R., Leiva-Bahamondes, L., Vargas, A. M. B., & Squicciarini-Navarro, A. M. (2017). Efectos de la fidelidad de la implementación sobre los resultados de una intervención preventiva en salud mental escolar: un análisis multinivel. Psychosocial Intervention, 26(3), 147-154.