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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Representações sociais e Educação: aspectos teóricos, conceituais e metodológicos.

Turma: G

Sala: 406

Data de início: 14/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Representações sociais na perspectiva da psicologia social: matriz conceitual; comparação com conceitos afins; principais abordagens teórico-metodológicas; gênese, estrutura e movimento das representações. Relação entre representações, práticas e mudança. Diálogos com o campo educacional..

Programa


1 – Representações Sociais: contexto e temporalidades de emergência da teoria
2 –  Estrutura teórica e conceitual
3 - Desenvolvimento da teoria: correntes teóricas
3 – Aspectos metodológicos: instrumentos, fontes e análise de dados
4 – Pesquisa em Educação



Bibliografia

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Da cor da terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
CARVALHO, Cristiene Adriana da Silva. Práticas artísticas dos estudantes do curso de licenciatura em educação do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) Belo Horizonte, 2015.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
MAZZOTTI, A.J.A. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Em Aberto, Brasília. Ano 14, n 61. 1994.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
RIBEIRO, Luiz P. O campo, a violência e a educação do campo.Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2017.
SÁ, C. P. A Construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
TELAU, Roberto. Ensinar - incentivar - mediar: dilemas nas formas de sentir, pensar e agir dos educadores dos CEFFAs sobre os processos de ensino/aprendizagem. Dissertação - (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2015.
Vala, J. (1993). Representações sociais - para uma psicologia social do pensamento social. Em J.Vala & M.B. Monteiro (Orgs.), Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.