Turma: N
Sala: 4110
Data de início: 05/03/2024
Data de término: 25/06/2024
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Definição do escopo conceitual de letramento segundo diferentes perspectivas disciplinares; as adjetivações do letramento: possibilidades e limites; uma história das teorias do letramento; as escolhas metodológicas de pesquisas sobre letramento e alfabetização: alcances e lacunas.
A disciplina pretende traçar um panorama das pesquisas sobre letramento e alfabetização, indicando tendências conceituais e metodológicas observadas no campo de estudos nas últimas décadas. Além da indicação do estado da arte no campo de investigação do letramento, serão mapeadas as principais recorrências que sinalizem a dimensão social do letramento.
ALVES, Ubirata; FINGER, Ingrid. Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Petrópolis: Vozes, 2023. (Cap.1 Letramento, alfabetização e literacia: conceitos distintos, mas próximos, p.25-54)
BRANDT, Deborah. The rise of writing. Redefining mass literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
CARVALHO, Gilcinei; CASTANHEIRA, Maria Lucia; VERSIANI, Maria Zélia. Letramentos academicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autentica, 2023.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library. p. 60-92.
GRAFF, Harvey. Searching for literacy. The social and intellectual origins of Literacy Studies. New York: Palgrave, 2022.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. Londres, Routledge, 2003.
MILLS, Kathy A. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.
TIERNEY, Robert J.; PEARSON, P. David. A History of Literacy Education: Waves of Research and Practice. New York: Routledge, 2021