Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : HISTÓRIA E TEORIA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Turma: I

Sala: 4118

Data de início: 12/03/2024

Data de término: 25/06/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Marina Massimi, Silvia Parrat Dayan, Maria de Fátima Pio Cassemiro

Horários

Ementa

Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sociocultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade. Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil. Conexões e histórias cruzadas na evolução da Psicologia Educacional no Brasil e em outros países ocidentais, constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica na área dos saberes psi em suas relações com a educação nos séculos 20 e 21. Principais tendências teóricas e produção de conhecimentos na área da Psicologia Educacional no período contemporâneo. A Psicologia Educacional no Brasil. Os psicólogos no sistema educacional brasileiro: história e tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.

Programa

Unidade I – Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sócio cultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade – conceitos de circulação, hibridização, apropriação, indigenização, histórias cruzadas;
Unidade II – Conhecimentos em psicologia como referência para a educação: a psicologia filosófica e a psicologia científica. Conexões e histórias cruzadas na evolução da Psicologia Educacional no Brasil e em outros países, estudos sobre a constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica nas áreas da Psicologia, Psicanálise, Educação e Saúde Mental. A Psicologia Educacional nos séculos 20 e 21 - principais tendências teóricas e de pesquisa;
Unidade III - Estudos e pesquisas sobre história das relações entre Psicologia, educação e saúde mental no Brasil – ideias, práticas e relações com o contexto sócio cultural (apresentações de pesquisas em elaboração);
Unidade IV – tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.

Bibliografia

Assis, R. M; Rodrigues, C.; Lourenço, E. (2020) A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930 – 1940). Revista Brasileira de Educação. 25, 2020.
Assis, Raquel M. (2016) A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, p. 207 - 236.
Campos, Regina H.F.  Contexto sociocultural e tendências da pedagogia psicanalítica na Europa Central e no Brasil (1920-1950). Belo Horizonte, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, manuscrito não publicado.
Campos, Regina H.F. (Org.) (2002) Helena Antipoff Textos Escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo; Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2002 (Coleção Clássicos da Psicologia Brasileira).
Campos, Regina H.F.; Gouvea, Maria Cristina S.; Guimarães, Paula C.D. (2014) A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma história. Revista Brasileira de História da Educação 14: 215-242.
Campos, Regina H. F. (2018) O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista, v.34, p.83 - 101.
Campos, Regina H. F. (2012) Helena Antipoff: uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes.
Campos, R. H. F.; Duarte, Adriana O. S. A. (2018) Recepção da Escola Nova no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff – o aprender fazendo, o conhecimento da criança, o respeito aos direitos humanos In: Cultura e história na criação intelectual na Europa e na América Latina, séculos XIX e XX. 1 ed. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, v.1, p. 544-557.
Campos, Regina H. F. e Lourenço, Érika (2019) Helena Antipoff: Science as a Passport for a Woman’s Career between Europe and Latin America. Transversal: International Journal for the Historiography of Science, 6: 5-34.
Campos, Regina H.F. (2021) The History of Psychology in Brazil. In: Oxford Research Encyclopedia of Psychology.1 ed. Oxford: Oxford University Press, 2021.
Campos, Regina H.F.; Lourenço, Érika; Ratcliff, Marc, Eds. (2023) The Transnational Legacy of Jean Piaget: a view from the 21st Century. Switzerland, Springer.

Claparède, E. A educação funcional. SP: Companhia Editora Nacional, 1940.
Cruz, R. S.; Campos, R. H. F. (2021) Estudos “escolológicos”: a pesquisa na formação de professores no contexto da circulação da Escola Nova no Brasil dos anos de 1930 In: Escola e desenvolvimento Humano: contribuições da Psicologia da Educação. São Carlos: Pedro e João Editores, p. 111-134.
Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
Dagfal, A. (2004). Para una “estética de la recepción” de las ideas psicológicas. Frenia. Revista de Historia de la Psiquiatria. V. 4, N. 2, p. 7–16.
Dunker, C.I.L. (2005) Aspectos históricos da psicanálise pós-freudiana. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, p. 387-412.
Duarte, Adriana O. S. A.; Campos, Regina H. F. (2020) Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, v.24, p.1 - 20.
Flores-Mendoza, C.E.; Colom, Roberto (Orgs.) (2006) Introdução à Psicologia das Diferenças Individuais. Porto Alegre: ArtMed. Disponível em: https://doku.pub/documents/introduao-a-psicologia-das-diferenas-individuais-grifadopdf-nl2zno5mj7l8

Freud, S. (2016) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Obras completas. Volume 6. São Paulo: Companhia das Letras.
Guenter, Zenita. (1997) Educando o ser humano – Uma abordagem da psicologia humanista. Campinas, SP: Mercado das Letras; Lavras, \MG: Universidade Federal de Lavras.
Guimarães, Paula C. D.; Campos, Regina H. F.; Gouvea, M. C. S. (2014) A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 215-242-242.
Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, Arthur A.L.; Portugal, Francisco T. (Orgs) (2005) História da Psicologia – Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora.
Loureiro, I. (2005) Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, 2005, p. 371-386.
Lourenço, Érika; Martins, Raquel M.; Campos, Regina H.F. (Orgs.) (2012) História da Psicologia e Contexto Sociocultural. BH: Editora PucMinas, CDPHA.

Luria, Leontiev, Vigotsky e outros. (1991) Psicologia e Pedagogia I– Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa, Ed. Estampa.
Massimi, Marina (2020) Psychological Knowledge and Practices in Brazilian Colonial Culture. Switzerland, Springer Nature (Voices of Latin America). https://doi.org/10.1007/978-3-030-60645-9
MOLE, Frédéric, (ed.). (2021) L'Institut Rousseau à Genève. Épicentre d'une mutation pédagogique mondiale ? Genève : Archives Institut Jean-Jacques Rousseau, 2021. https://archive-ouverte.unige.ch/unige:157150
MONTANGERO & MAURICE-NAVILLE. (1998) Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed.
OTTAVI, Dominique (2001) De Darwin a Piaget – Para uma história da psicologia da criança. Lisboa: Instituto Piaget.
PARRAT-DAYAN, Silvia. (2007) A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educ. rev., Jun, no.45, p.13-23.
PARRAT-DAYAN, Silvia. (2012) Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto.
PETERSEN, Laênia Martins e ASSIS, Raquel Martins (2017) Exercitar as Funções Psíquicas: Ortopedia Mental como Método de Ensino das Classes Especiais (1930). Revista Brasileira de Educação Especial [online],  23 (1),  , pp. 127-144. https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100010

Piaget, J. (1995) Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária (21a ed.)
Piaget sobre a pedagogia (Org. Silvia Parrat-Dayan & Anastasia Tryphon) (1998) SP: Casa do Psicólogo.
Pickren, Wade & Rutherford, Alexandra. (2012) A history of modern psychology in context. Hoboken, NJ: Wiley.
Raj, Kapil. (2016) Circulação não é fluidez: entrevista com Kapil Raj. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História da Ciência. N. 9. Junho.
Roudinesco, E. (2016) Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2016.
Scarin, Ana Carla C. F. e Souza, Marilene P. R. (2020) Medicalização e patologização da educação: Desafios à Psicologia Escolar e Educacional.. Psicologia Escolar e Educacional [online]  24, e214158. https://doi.org/10.1590/2175-35392020214158  
Sirgado, Angel Pino. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, 21(71), 45-78. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200003
Soëtard, Michel & Jamet, Christian (1998) Le pedagogue et la modernité – À l’occasion du 250º anniversaire de la naissance de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). Actes du Colloque d’Angers (9-11 Juillet 1996), Bern, Peter Lang.
Souza, Marilene P.R. (2021) Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios, São Paulo, Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia). Doi: 10.11606/9786587596129
Vidal, Fernando. (2005) A mais útil de todas as ciências. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em: Jacó-Vilela, A.M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau editora, p. 75 – 84.

Vigotski, L.S. (2018) 7 aulas de Vigotski – Sobre os fundamentos da Pedologia. (Trad. e organização Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N. (1988) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.

Yamamoto, Oswaldo H. e Costa, Ana L. (Orgs.) (2010) Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. – Natal, RN: EDUFRN.
Yanitsky, Anton & Van Der Veer, René (2016) Revisionist Revolution in Vygotsky Studies, Londres, Routledge.
Artigos publicados nos últimos 5 anos nos periódicos History of Psychology, Journal of the History of the Behavioral Sciences, Paedagogica Historica, Memorandum, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia e Sociedade, entre outros.
Coleção Educadores, MEC, disponível em http://www.dominiopublico.gov.br. (Volumes sobre Jean-Jacques Rousseau, Alfred Binet, Édouard Claparède, John Dewey, Helena Antipoff, Lourenço Filho e outros)
Conselho Federal de Psicologia, 2006 (Coleção Clássicos da Psicologia Brasileira)