Turma: U
Sala: "Dias 15 e 16/04 - sala 2117 Dia 17/04 - sala 5102 Dia 18/04 - sala 2116 Dias 19, 20, 21/04 - sala 2113 Dia 22/04 - sala 5102 Dia 23/04 - sala 2117 Dias 24 e 25/04 - sala 3114 Dia 26/04 - sala 5102"
Data de início: 15/04/2024
Data de término: 26/04/2024
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Jefferson Mainardes (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR), Ricardo Cuenca (Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru), Seán Bracken (University of Worcester, UK), Allie Sewell (University of Worcester, UK), Jorge Gorostiaga (Universidad de San Martin, Argentina), Adriana Valladão (EEFFTO/UFMG), Jose Rubens Lima Jardilino (UFOP/MG), Lúcia Pereira Leite (FC/UNESP- Bauru)
Discussão de temas sobre pesquisas em educação comparada conduzidas por brasileiros e estrangeiros, integrantes de diferentes linhas de pesquisa de programas de pós-graduação e redes de internacionalização.
A disciplina constará de discussões e apresentações de percursos de pesquisadores que utilizam ou se aproximam das temáticas concernentes à educação comparada, com foco para políticas educacionais com perspectiva inclusiva. A ênfase dessas discussões deverá ocorrer em processos, soluções metodológicas e nos desafios da investigação científica sobre temas que envolvem a educação comparada.
Parte I – Abertura da disciplina
a) Construção e participação em redes internacionais
b) Usos da Educação Comparada na América Latina
c) Fundamentos e etapas da Educação Comparada
d) Desafios metodológicos - Unidades de comparação (ênfase em políticas educacionais)
Parte II - A Educação Comparada como Ciência
a) Caminhos Teórico-Metodológicas e Campo acadêmico
b) Relatos de construção e participação em redes internacionais
Parte III - Experiências
a) Desafios metodológicos da Educação Comparada e experiências na América Latina
b) Estudos comparados com a Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD)
c) Estudos comparados com Lesson Study
Fechamento - Síntese e Avaliação
Caballero, Angela; Manso, Jesús; Matarranz, María; Valle, Javier M. Investigación en Educación Comparada: Pistas para investigadores noveles. Comparative Education Research: A way for new researchers. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 7 (9), 39-56, 2016.
Ducoing-Watty, Patricia; Rojas-Moreno, Ileana. Notas para una construcción metodológica en educación comparada Revista Española de Educación Comparada, 30, pp. 27-43, 2017.
Usarralde, María Jesús Martínez. La Educación Comparada revisitada: Revisión a la evolución epistemológica y temática en la era postcomparada. Tendencias Pedagógicas, 11, 77-100, 2006.
López, Alexander. Retos metodológicos de la educación comparada en la sociedad global. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78011203006. Acesso em: 20 set. 2023. Revista de Universidad Y Sociedad del Conocimiento, 5 (1), 1-9, 2008.
Steiner-Khamsi, Gita. Lo político y lo económico de la comparación. Revista Latinoamericana de Educación Comparada.
Santamaría, Francisco Raventós. El Fundamento de la metodologia comparativa en educacion.
Bray, Mark; Adamson, Bob; Masan, Mark. Educación comparada – enfoques y métodos. Buenos Aires, México, Santiago, Montevideo: Granica.