Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Autismo, psicanálise e educação - inicio desta disciplina adiada para 09 e 10 de agosto- conf email enviado pela Profa. Mônica em 10.07.2024

Turma: C

Sala: 5102

Data de início: 10/05/2024

Data de término: 11/05/2024

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Carla Karnoppi Vasques (FACED - UFRGS)

Horários

Ementa

Conceitos freudo-lacanianos relacionados ao autismo e perspectivas contemporâneas. Desenvolvimento de abordagens que incorporem a vivência autística no contexto da educação inclusiva. Interlocução com professores e psicanalistas internacionais. Interface com projetos de pesquisa.

Programa

Unidade única:

- Autismo, psicanálise e educação inclusiva;

- Interlocução com professores e psicanalistas internacionais: Benoit Le Bouteiller (França/Brasil), Jed Wilson (Estados Unidos), Nicolas Tajan (França/Japão - Kyoto University).

-Diálogo sobre projetos de pesquisa.

Bibliografia

BAYON, Patrico Alvarez. El autismo, entre lalengua y la letra. Universid Nacional de San Martín. Buenos Aires, 2018.

LAURENT, Éric. A batalha do autismo: da clínica à política. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 2014.

LEFORT, Rosine e Robert. A distinção do autismo. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.

RAHME, Mônica. Laço social e educação: Um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. Belo Horizonte: Fino Trato, 2014.