Turma: B
Sala: 3113
Data de início: 03/10/2024
Data de término: 30/01/2025
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Paulo Roberto Maia Figueiredo
Considerações antropológicas sobre o Antropoceno. Os campos da antropologia e educação estão preparados para lidar com os desafios impostos pelas crises climáticas? A terra será inabitável ou há possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo? Há mundo por vir, no tempo das catástrofes? Sobre a necessidade de saber habitar o antropoceno e onde aterrar: os mil nomes de Gaia. A intrusão de Gaia e a vingança da terra. Retomadas dos animismos. Naturezas-culturas: a cosmopolítica das plantas e dos animais. Ecologia decolonial. Currículo Antropoceno: experiências educacionais e escolares para adiar o fim do mundo.
Unidades de Ensino
UNIDADE I - O ANTROPOCENO SITUADO
UNIDADE II - NATUREZAS-CULTURAS: COSMOPOLÍTICAS ANIMAIS E VEGETAIS
UNIDADE III - "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" E/OU ESCOLAS VIVAS?
EPÍLOGO - ESCUELITAS ZAPATISTAS
Metodologia de trabalho
Aulas presenciais expositivas; leituras compartilhadas assíncronas; visionamento de filmes; seminário em grupo. Os endereços eletrônicos dos vídeos e textos indicados serão eventualmente disponibilizados pelo Moodle e/ou grupo de whatsapp da turma a ser criado.
Estratégias e procedimentos de avaliação
A avaliação consistirá em cinco etapas:
Atividade avaliativa 1
[seminário] Encontro 5 - Diante de Gaia e da proposição cosmopolítica = (20 pontos)
Atividade avaliativa 2
[seminário] Encontro 11 - "Educação ambiental" contra as artes neoliberais de governo [seminário] = (20 pontos)
Atividade avaliativa 3
[seminário] Encontro 14 - Composto-escola [seminário] = (20 pontos)
Atividade avaliativa 4
Trabalho final = (30 pontos) Trabalho final (individual ou em grupo) sobre o seguinte tema: Os campos da antropologia e educação estão preparados para lidar com os desafios impostos pelas crises climáticas? Outros temas poderão ser sugeridos pelos estudantes. O formato do trabalho, para além do texto dissertativo, também poderá ser discutido com o professor. A entrega dos trabalhos será via Moodle até 26 de junho.
Atividade avaliativa 5
Autoavaliação = (10 pontos) Nesta avaliação a/o estudante deverá realizar uma pequena reflexão sobre sua participação e desempenho, bem como apontamentos avaliativos sobre o curso . A entrega da autoavaliação será via Moodle.
UNIDADE I - O ANTROPOCENO SITUADO
Encontro 1 - Apresentação da turma e leitura do plano de ensino.
Encontro 2 - Emergência climática e o genocídio do povo indígena yanomami!
KOPENAWA, Davi. “Para mim, o termo mudança climática significa vingança da Terra”. Entrevista de Ana Maria Machado, antropóloga, publicada por Sumaúma, 22-11-2022. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/624204-para-mim-o-termo-mudanca-climatica-significa-vinganca-da-terra-entrevista-com-davi-kopenawa
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. O Ouro Canibal:
https://piseagrama.org/artigos/o-ouro-canibal/
JABRA, Daniel; BENUCCI, Thiago. “A escola, assim como os Yanomami, tem corpo e precisa estar bem alimentada para ficar feliz". IN. LA ESCUELA [plataforma]
https://laescuela.art/es/campus/library/mappings/a-escola-assim-como-os-yanomami-tem-corpo-e-precisa-estar-bem-alimentada-para-ficar-feliz-daniel-jabra-e-thiago-benucci-pt
YANOMAMI [verbete] In. Povos Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yanomami
YANOMAMI, Dário; SENRA, Estevão B. Precisamos falar sobre a beleza dos yanomami (Artigo publicado originalmente na Folha de São Paulo, 2023)
https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/precisamos-falar-sobre-beleza-dos-yanomami
Claudia Andujar: a luta Yanomami. Catálogo exposição, São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2019. https://ims.com.br/exposicao/claudia-andujar-a-luta-yanomami-ims-paulista/
Leitura complementar:
TERRA INDÍGENA YANOMAMI https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/4016
MAPA GARIMPO ILEGAL TERRA INDÍGENA YANOMAMI E YEK'UANA
https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/maps/2018-08/yad00485.pdf
KOPENAWA, Davi. "Urihi A" In. ALBERT, Bruce; MILIKEN, William. Urihi a: a terra-floresta yanomami. ISA, 2009. https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/publications/YAL00021.pdf
Filme
A última floresta https://youtu.be/P88Mnpkdfa4?feature=shared
Encontro 3 - A queda do céu e Os mil nomes de Gaia
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. “O povo da mercadoria”. In: A Queda do Céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. "A humanidade que pensamos ser". In: Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
DANOWSKI, Deborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; SALDANHA, Rafael. "Position paper: Colóquio". In: Os mil nomes de Gaia: do Antropoceno à Idade da Terra volume 1. Rio de Janeiro, Editora Machado, 2022. https://osmilnomesdegaia.files.wordpress.com/2014/07/position-paper-os-mil-nomes-de-gaia_port.pdf
https://osmilnomesdegaia.eco.br/
Leitura complementar:
DANOWSKI, Deborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; SALDANHA, Rafael. "Position paper: Colóquio". In: Os mil nomes de Gaia: do Antropoceno à Idade da Terra volume 2. Rio de Janeiro, Editora Machado, 2023.
CARDOSO VALE, Glaura; TORRES, Junia; SABINO, Frederico (orgs.). "Os Fins neste mundo" In. Catálogo forumdoc.bh.2017. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2017.
MOULIN, Gabriela; MARQUEZ, Renata; ANDRÉS, Roberto; CANÇADO, Wellington (orgs.). Habitar o Antropoceno. BDMG Cultural, 2022. https://bdmgcultural.mg.gov.br/wp/wp-content/uploads/2022/02/bdmg-cultural-livro.pdf
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu. Cia das Letras, 2015.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. O espírito da floresta. Cia das Letras, 2022.
ALMEIDA, Mauro. "Anarquismo ontológico e verdade no Antropoceno". In. Caipora e outros conflitos ontológicos. São Paulo: Ubu Editora , 2021. file:///Users/paulofigueiredo/Downloads/78405-Texto%20do%20Artigo-289322-3-10-20210225.pdf
COSTA, Alyne. "O Antropoceno é o nosso tempo". In. Habitar o Antropoceno. BDMG Cultural, 2022.
MARRAS, S; TADDEI, R. [orgs]. O Antropoceno: sobre modos de compor mundos / organização Stelio Marras, Renzo Taddei. - Ebook - Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022. https://www.researchgate.net/publication/369088946_O_Antropoceno_sobre_modos_de_compor_mundos
WAPICHANA, Sinéia. "Cinco Ensinamentos Indígenas sobre Mudanças Climáticas" https://amazonianativa.org.br/2019/12/21/5-ensinamentos-indigenas-sobre-mudancas-climaticas/
Encontro 4 - O antropoceno situado
CRUTZEN, Paul J; STOERMER, Eugene F. O antropoceno. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, seção Extra! [conteúdo exclusivo online], 06 nov. 2015.
https://piseagrama.org/extra/o-antropoceno/
[Tradução do texto publicado por Paul Crutzen & Eugene Stoermer em 2000 na Global Change Newsletter].
CHAKRABARTY, Dipesh. "O clima da história: quatro teses". In. Revista Sopro n.91, Julho/2013. http://culturaebarbarie.org/sopro/n91s.pdf
HARAWAY, Donna. "Antropoceno, Capitaloceno, Plantationceno, Chthuluceno: fazendo parentes". In. Catálogo forumdoc.bh.2017. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2017. https://www.forumdoc.org.br/catalogos/2017
Leitura complementar:
CRIST, Eileen. "A pobreza de nossa nomenclatura". In. MOORE, Jason W. (org) Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.
MOORE, Jason. "Introdução". In. MOORE, Jason W. (org) Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.
HARAWAY, Donna. "Ficar com o problema: Antropooceno, Capitaloceno, Chthuluceno". In. MOORE, Jason W. (org) Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.
DANOWSKI, Deborah. "καταστροϕή: o fim e o começo". In. Catálogo forumdoc.bh.2017. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2017.
WALLACE-WELLS, D. A Terra inabitável. Uma história do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
DEBORD, Guy. A Terra doente. Revista Sopro 44. Cultura e Bárbarie, Desterro, janeiro de 2011 [1971] https://culturaebarbarie.org/sopro/n44scribd.pdf
Intergovernmental Panel on Climate Change [IPCC]. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Berlin: IPCC, 28 feb 2022. https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-working-group-ii/
Encíclica Carta Encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre Francisco sobre a Fraternidade e a Amizade Social, 3 de outubro de 2020. https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html
Carta Encíclica Laudato si’ do Santo Padre Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, 24 de maio de 2015.
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
Encontro 5 - Diante de Gaia e da proposição cosmopolítica [seminário]
STENGERS, Isabelle. "Capítulo 4 e Capítulo 6". No tempo das catástrofes. São Paulo: Editora Ubu, 2015.
STENGERS, Isabelle. "Gaia". In. Catálogo forumdoc.bh.2017. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2017.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
COSTA, Alyne. "Aqui quem fala é da terra". In. LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LATOUR, Bruno. "Introdução" In. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. SP/RJ: Ubu Editora, 2020.
LATOUR, Bruno; SCHULTZ, Nikolaj. Memorando sobre a nova classe ecológica. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2023.
Leitura complementar:
STENGERS, Isabelle. "A proposição cosmopolítica". In. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n.69, p 442-464, abril/2018.
STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar Tempo, 2023.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. SP/RJ: Ubu Editora, 2020.
LATOUR, Bruno. Onde estou? Lições do confinamento para uso dos terrestres. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
LATOUR, Bruno. "A antropologia no tempo do Antropoceno: uma visão pessoal do que deve ser estudado. In. ALZAMORA, Geane; ZILLER, Joana; COUTINHO, Francisco (orgs). Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2021.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro, Editora 34, 1994.
DE LA CADENA, Marisol. "Natureza incomum: histórias do antropo-cego". In. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 69, abril, 2018. https://www.scielo.br/j/rieb/a/m9S6Cn7yqLFmftGHfddCk5b/?lang=pt&format=pdf
HUI, Yuk. "Cosmotécnica como cosmopolítica". In: Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
LOVELOCK, James. A Vingança de Gaia. Editora Intrínseca. Rio de Janeiro. 2001 MARGULLIS, Lynn. "Os primórdios da Vida". In: VARELA, Francisco; ATLAN Henry; LOVELOCK, James, et al. Gaia – Uma Teoria do Conhecimento. 3ª ed. Editora Gaia Ltda. São Paulo. 2001
SZTUTMAN, Renato. "Reativar a feitiçaria e outras receitas de resistência – pensando com Isabelle Stengers". In. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 338-360, abr. 2018.
Encontro 6 - Há mundo para além do liberalismo tardio?
DANOWSKI, Deborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "Que besta bruta…" In. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie : Instituto Socioambiental, 2014.
KRENAK, A. "Cartografias para depois do fim". In. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
MAIA, Paulo; ROMERO, Roberto. "No início só existiam filmes karrabing: retrospectiva Karrabing Film Collective”. Catálogo do forumdoc.bh.2021. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2021.
SZTUTMAN, Renato. "No limiar entre ciência e ficção: especulação e imaginação para responder ao Antropoceno" In. MARRAS, S; TADDEI, R. [orgs]. O Antropoceno: sobre modos de compor mundos / organização Stelio Marras, Renzo Taddei. - Ebook - Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022. https://www.researchgate.net/publication/369088946_O_Antropoceno_sobre_modos_de_compor_mundos
Sessão de filme comentada:
Windjarrameru, Os Ladrões Filhos Da P*ut@
Karrabing Film Collective/Elizabeth Povinelli, Austrália, 36 min., 2015
https://www.forumdoc.org.br/filmes/windjarrameru-the-stealing-cnt
Leitura complementar:
DANOWSKI, Deborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie : Instituto Socioambiental, 2014.
KRENAK, A. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
KRENAK, A. "Saiam desse pesadelo de concreto!" In. MOULIN, Gabriela; MARQUEZ, Renata; ANDRÉS, Roberto; CANÇADO, Wellington (orgs.). Habitar o Antropoceno. BDMG Cultural, 2022.
POVINELLI, Elizabeth. "As três figuras da geontologia". In. Geontologias: réquiem para o liberalismo tardio. São Paulo, Ubu Editora, 2023.
POVINELLI, Elizabeth. "O presente ancestral de ilusões oceânicas: conectado e diferenciado no liberalismo tóxico tardio". In. Catálogo do forumdoc.bh.2021. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2021.
POVINELLI, Elizabeth. "Geontologies: The Concept and Its Territories". In. e-flux Journal #81 April, 2017. https://www.e-flux.com/journal/81/123372/geontologies-the-concept-and-its-territories/
ROMERO, Roberto. "Quase extintos". In. Revista Piseagrama. n.8, 2015. https://piseagrama.org/artigos/quase-extintos/
Encontro 7 - Ecologia Decolonial e Plantantionoceno
FERDINAND, Malcom. "Prólogo: uma dupla fratura colonial e ambiental: o Caribe no centro da tempestade moderna". In. Uma ecologia decolonial. Editora Ubu, 2022.
FERDINAND, Malcom. "Parte 1: Os matricidas do Plantationceno". In. Uma ecologia decolonial. Editora Ubu, 2022.
FERDINAND, Malcom."Parte 3: A ecologia quilombola: fugir do Plantationceno". In. Uma ecologia decolonial. Editora Ubu, 2022.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: UBU Editora/ PISEAGRAMA, 2023.
BISPO DOS SANTOS, Antonio. "Somos da terra". PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 12, página 44 - 51, 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/
Youtube [evento]
"Aquilombar o Antropoceno, Contra-colonizar a Ecologia: confluências entre Malcom Ferdinand e Antônio Bispo". Com Malcom Ferdinand, Antônio Bispo. Moderação de Ana Sanches. Evento CEstA-USP 13 de março 2022. 1h46min https://www.youtube.com/watch?v=7RCuzE6b83k
Leitura complementar:
SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: Ed. Ayó, 2019.
GHOSH, Amitav. O grande desatino: mudanças climáticas e o impensável. São Paulo: Quina Editora, 2022.
CUSICANQUI, Silvia. "Sociologia da imagem: uma visão a partir da história colonial andina". In. Ch'ixinakax Vtxiwa - Uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. São Paulo: n-1 edições, 2021.
FAGUNDES, Guilherme. "Sociedade contra a Plantation: uma ressemantização ecológica dos quilombos". In. FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial. Editora Ubu, 2022.
WYNTER, Sylvia. "Nenhum Humano Envolvido: carta aberta a colegas" . In: Pensamento Negro Radical: antologia de ensaios. Editora Crocodilo + N-1, 2021.
UNIDADE II - NATUREZAS-CULTURAS: COSMOPOLÍTICAS ANIMAIS E VEGETAIS
Encontro 8 - Espécies companheiras
HARAWAY, Donna. "Naturezas-culturas emergentes". In. O manifesto das espécies companheiras. Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
TSING, Anna. "Margens indomáveis: cogumelos como espécies companheiras". ILHA. vol. 17, n. 1, jan/jul, 2015.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n1p177/30606
DESPRET, Vinciane. "Glossário". In. Auto-biografia de um polvo: e outras narrativas de antecipação. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
DESPRET, Vinciane. "Cosmologia fecal entre os Vombates Comuns (Vombatus Ursinus) e os Vombates-de-nariz-peludo-do-sul (Lasiorhinus Latifrons)". In. Auto-biografia de um polvo: e outras narrativas de antecipação. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
LE GUIN, Ursula K. A autora das semestes de acácia e outras passagens da Revista da Associação de Therolinguística. Publicação realizada em ocasião da 7a edição do Festival Kino Beat 2021. https://kinobeat.com/wp-content/uploads/2021/09/Traducao-oficial-A-autora-das-sementes-de-acacia-.pdf
Leitura complementar:
DESCOLA, Philippe. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Editora 34, 2016.
HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras. Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. São Paulo: Ubu editora, 2022.
TSING, Anna. O cogumelo no fim do mundo. Sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: n-1 edições, 2022.
TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
TSING, Anna. "Paisagens arruinadas (e a delicada arte de coletar cogumelos)". Traduzido por Filipi Pompeu e Mariana Canazaro Coutinho. In: Cadernos do Lepaarq, v. XV, n.30., p. 366-382, Jul-Dez. 2018.
LE GUIN, Ursula K. Floresta é o nome do mundo. São Paulo: Editora Morro Branco, 2020.
SILVA, Fernando Silva e. "Uma filosofia multiespécie para a sobrevivência terrestre". In. HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras. Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SZTUTMAN, Renato. "No limiar entre ciência e ficção: especulação e imaginação para responder ao Antropoceno". In. MARRAS, S; TADDEI, R. [orgs]. O Antropoceno: sobre modos de compor mundos / organização Stelio Marras, Renzo Taddei. Ebook - Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022.
Encontro 9 - Cosmopolíticas animais
LIMA, Tânia S. "O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi". In. Revista Mana - Estudos de Antropologia Social 2 (2), 1996. https://www.scielo.br/j/mana/a/fDCDWH4MXjq7QVntQRfLv5N/?lang=pt
FAUSTO, Juliana. "Introdução". A cosmopolítica dos animais. São Paulo: n-1 edições, 2021.
FAUSTO, Juliana. "Errantes". A cosmopolítica dos animais. São Paulo: n-1 edições, 2021.
DESPRET, Vinciane. "O que diriam os animais se…"In. Chão de Feira. Caderno de Leituras n.45, publicado em maio de 2016. https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2016/05/cad.45_v.despret.pdf
Leitura complementar:
DESCOLA, Philippe. "Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia". In. Revista Mana - Estudos de Antropologia Social 4 (1), 1996.
DESPRET, Vinciane. O que diriam os animais? Editora Ubu, 2022.
MACIEL, Maria Esther. Literatura e animalidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
MAIA, Paulo. "O animal e a câmera". In. Catálogo forumdoc.bh.2011. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2011.
INGOLD, Tim. "Humanidade e animalidade". Tradução: Vera Pereira. Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres, Routledge, 1994. http://www.iea.usp.br/eventos/destaques/ingold-humanidade
____________. "O que é um animal?" Tradução: Gláucia Silva e Rosane Prado. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, Niterói, n. 22, p. 129-150, 2007.
Encontro 10 - Cosmopolíticas vegetais = 10 de julho
COCCIA, Emanuelle. "Prólogo". In. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.
AMOROSO, Marta; SHIRATORI, Karen; et all [orgs.] "Vegetar o pensamento: manifesto e hesitação" e "Apresentação" In: AMOROSO, Marta; SHIRATORI, Karen; et all [orgs.]. Vozes Vegetais: diversidades, resistências e histórias da floresta. Editora Ubu, 2020.
SANTANA, Antônia Braz [Japira Pataxó]. Saberes dos matos Pataxó. Belo Horizonte, MG: Teia dos Povos: Piseagrama, 2022.
CARVALHO, José Jorge. "Japira, mestra das plantas medicinais da Mata Atlântica". In. SANTANA, Antônia Braz. Saberes dos matos Pataxó. Belo Horizonte, MG: Teia dos Povos: Piseagrama, 2022.
Leitura complementar:
COCCIA, Emanuelle. A vida sensível. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2010.
HALLÉ, Francis. A vida das árvores. Uma pequena conferência. São Paulo: Olhares, 2022.
MANCUSO, Stefano. Revolução das plantas. Um novo modelo para o futuro. Editora Ubu, 2019.
MANCUSO, Stefano. A Planta do Mundo. Editora Ubu, 2021.
MANCUSO, Stefano. Nação das Plantas. Editora Ubu, 2024.
ALBERT, B; CHANDÉS, H; GAUDEFROY, I. [curators]. "The world begins with trees". In. Trees. [catalogue] Presented at Fondation Cartir pour l'art contemporain, Paris, 2019.
UNIDADE III - "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" E/OU ESCOLAS VIVAS?
Encontro 11 - "Educação ambiental" contra as artes neoliberais de governo [seminário]
CARVALHO, Isabel; MUHLE, Rita. "Educação ambiental: o problema das classificações e o cansaço das árvores". In. OLIVEIRA, Marcia Maria Dosciatti de; MENDES, Michel; HANSEL, Claudia Maria; DAMIANI, Suzana (Orgs.) Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2017.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. In. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 15, n. 1, 2020. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15126
SIMÃO DE FREITAS, Alexandre. "Geontologia e as artes neoliberais de governo: educar os corpos para além do imaginário do carbono". In. Revista Pró-Posições, Campinas, vol. 30, 2019. https://www.scielo.br/j/pp/a/rzNhbPtqdKyYLsBPzYL9GFM/?lang=pt
Anthropocene curriculum https://www.anthropocene-curriculum.org/
Leitura complementar:
CARVALHO, Isabel; STEIL, Carlos Alberto; GONZAGA, Francisco. "Learning from a more-than-human perspective. Plants as teachers". IN. The Journal of Environmental Education, 51:2, 144-155, Volume 51, 2020.
INGOLD, Tim. Antropologia e/como Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
RODRIGUES, Fabiana; NOVAES, Henrique; VICENTE, Zuleica; MIGLIOLI, Aline; CASTRO, Fabio. "Ideias educacionais para adiar o fim do mundo". In. Revista Fim do Mundo, nº 7, jan/jun 2022. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/13407/10425
Educação Ambiental - publicações - Portal MEC
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao1.pdf
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16490-res02-05062012-diretrizes-curriculares-educacao-ambiental&category_slug=outubro-2014-pdf&Itemid=30192
Encontro 12 - As escolas Pataxoop e Xakriabá
BRAZ, Saniwê; BRAZ, Siwê. "A origem do povo Pataxoop da Aldeia Muã Mimãtxi". In. Revista Mucury, n.12, Teófilo Otoni, 2023.
BRAZ, Saniwê. "O aprendizado das crianças na Aldeia Muã Mimãtxi". In. Revista Mucury, n.12, Teófilo Otoni, 2023.
MAIA, Paulo; BRAZ, Siwê; ROMERO, Roberto. “Ciência da terra”: aprendendo com os têhêy em Muã Mimãtxi. In. Revista Educação Online. Rio de Janeiro, n. 38, set-dez, 2021. http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1087/341
XAKRIABÁ, Célia.O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá : reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, 2018. https://repositorio.unb.br/handle/10482/34103#:~:text=Esta%20disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20mestrado%20teve,e%20depois%20do%20amansamento%20dessa.
XAKRIABÁ, Célia. "Amansar o giz". In. Revista Piseagrama. n.14, 2020 https://piseagrama.org/artigos/amansar-o-giz/
Encontro 13 - Aldeia-Escola-Floresta (Maxakali) e As Escolas Vivas = 31 de julho
MAXAKALI, Sueli; MAXAKALI, Isael. “Aldeia-Escola-Floresta”.
https://aldeiaescolafloresta.org/aldeia-escola-floresta-livro-em-processo/
MAXAKALI, Sueli; MAXAKALI, Isael; FERREIRA, Joelson. “Um encontro na Aldeia-Escola-Floresta”.
https://teiadospovos.org/um-encontro-na-aldeia-escola-floresta/
TAKUA, Cristine. “Escolas Vivas”. Cadernos do Ciclo Selvagem, 2022.
https://selvagemciclo.com.br/wp-content/uploads/2022/05/CADERNO43_TAKUA.pdf
Conversa Escola Viva - Guarani Mbya - Cris Takuá e Carlos Papá https://www.youtube.com/watch?v=-oSytZaDOnU
Leitura complementar:
WIEDEMANN, Sebastian. "La mise-en-situation-école en la escena actual del arte contemporáneo: Algunos apuntes sobre prácticas artísticas y pedagógicas desde el sur". In. Revista de divulgação científica coletiva.org, 13 de abril de 2022. https://www.coletiva.org/educacao-e-diferencas-e-lamise-en-situation-ecole-por-sebastian-wiedemann
Encontro 14 - Composto-escola [seminário]
BISPO, Antônio; SILVA, Givania. "Fuga, escola e oráculo". In: Composto Escola: comunidades de sabenças vivas / organizado por Yuri Firmeza [et all]. São Paulo: n-1 edições, 2022.
FERREIRA, Joelson. "Das escolas fechadas às escolas biomas". In. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas / organizado por Yuri Firmeza [et all]. São Paulo: n-1 edições, 2022.
TUPINAMBÁ, Gliceria. "Contra-arquivos". In. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas / organizado por Yuri Firmeza [et all]. São Paulo: n-1 edições, 2022.
COLETIVO INTERCULTURAL. "Piseiro na escola". In. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas / organizado por Yuri Firmeza [et all]. São Paulo: n-1 edições, 2022.
Leitura complementar:
FERREIRA, Joelson; FELICIO, Erahsto. Por terra e território. Editora Teia dos Povos, 2020.
MUNIZ, Maria. A escola da reconquista. Editora Teia dos Povos, 2022.
Composto Escola: comunidades de sabenças vivas / organizado por Yuri Firmeza [et all]. São Paulo: n-1 edições, 2022.
Encontro 15 - Escuelitas zapatistas
MOREL, Ana. Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2023.
MOREL, Ana. "Caminhar perguntando: a educação autônoma zapatista". In. Revista Aleph, n.31, Dezembro, 2018. https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39282
Leitura complementar:
MOREL, Ana. Terra, autonomia e ch’ulel: aprendizados na educação zapatista. Tese de doutorado apresentada no PPGAS-Museu Nacional. Rio de Janeiro, 2019.
LACERDA, Mariana; PELBART, Peter Pál. (orgs). Uma baleia na montanha. São Paulo: n-1 edições, 2021.
BASCHET, Jérome. A experiência Zapatista. Rebeldia, resistência, autonomia. São Paulo: n-1 edições, 2021.
GALEANO, Subcomandante Insurgente (Antes Marco). Contra a hidra capitalista. São Paulo: n-1 edições, 2021.
EPÍLOGO - Dysphoria mundi.
PRECIADO, Paul. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.