Turma: D
Sala: 2113
Data de início: 30/09/2024
Data de término: 27/01/2025
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Érica Dumont-Pena
A disciplina discute o conceito de aprendizagem como gênese do sujeito e da cultura, em uma perspectiva situada e ontológica. Em contraste com as abordagens cognitivista e comportamentalista, a aprendizagem nesta acepção, é compreendida como um processo intrínseco à vida humana e não humana, inerente à imersão dos sujeitos em diferentes comunidades de prática, modos de habitar o ambiente/mundo e de se constituir como pessoa numa realidade social e ambientalmente situada. A disciplina se baseará em autores e teorias que advém da interface entre educação e antropologia. Serão identificadas as principais teorias, autores, repertórios conceituais e etnografias que operam com a aprendizagem como prática social incorporada.
Módulo 1 – Aprendizagem situada: formas de acesso e dinâmicas de pertencimento.
Módulo 2 – Aprendizagem e participação
Módulo 3 – Aprendizagem: sociabilidade e ontogênese
Módulo 4 – Aprendizagem em um mundo mais que humano: epistemologias ecológicas, ecologia de práticas e cosmopolítica
ALMEIDA, Elizabeth Guzzo. “Aprendizagem situada”. Texto livre 7, nº 1 (2014): 177–85.
BAUM, Carlos; KROEFF, Renata Fischer da Silveira. Enação: conceitos introdutórios e contribuições contemporâneas. Rev. Polis Psique, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 207-236, ago. 2018. https://doi.org/10.22456/2238-152X.77979.
GOMES, Ana Maria. Learning toghether – New Challenges and ethnographic Scenarios. In: Lave, Jean. Learning and everyday life; Access, Participation and Changing Practice. Cambridge. Cambridge University Press. 2019. P 158 – 169.
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. 1a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
LAVE, Jean e WENGER, Etienne. Aprendizagem situada: Participação peférica legitimada. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2022.
LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología social del aprendizaje. rev.estud.soc., Bogotá , n. 40, p. 12-22, Aug. 2011.
LAVE, Jean. Situated Learning, historical processes and practices. In: Lave, Jean. Learning and everyday life; Access, Participation and Changing Practice. Cambridge. Cambridge University Press. 2019. P 133-157
MEDAETS, C. Referências. In: “Tu garante?”: aprendizagem às margens do Tapajós [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020, pp. 235-259. Entremeios series. https://doi.org/10.7476/9786557250402. (Scielo Livros)
PARADISE, Ruth; ROGOFF, Barbara. Side by side: learning by observing and pitching in. Ethos, v. 37, n. 1, p. 102-138, 2009. DOI: https://doi. org/10.1111/j.1548-1352.2009.01033.x.
PIERROT, Alain; CARVALHO, Isabel C. M.; MEDAETS, Chantal. Considérations préliminaires sur la domination éducative. In: PIERROT, Alain; CARVALHO, Isabel C. M.; MEDAETS, Chantal (dir.) Domination et apprentissage: anthropologie des formes de la transmission culturelle. Paris: Hermann, 2017. p. 7-19.
PIERROT, Alain. “Aprendizagem e representação. Os antropólogos e as aprendizagens”. Horizontes Antropológicos 21, nº 44 (dezembro de 2015): 49–80. https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200004.
PIERROT, Alain. Le silence des aînés. In: DE GRAVE, Jean-Marc (dir.). Dimension formelle et non formelle de l’éducation en Asie orientale: socialisation et rapport au contenu d’apprentissage. Aix-en-Provence: Presses Universitaires de Provence, 2012c. p. 7-25.
RABELO, Miriam C. M., e SANTOS, Rita Maria Brito. “Notas sobre o aprendizado no candomblé”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 20, nº 35 (21 de agosto de 2013). https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n35.433.
BANELL, Ralph Ings, MIZRAHI, Mylene, FERREIRA, Ferreira (orgs.) Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2021.
ROGOFF, Barbara et al. Firsthand learning through intent participation. Annual Review of Psychology, v. 54, n. 1, p. 175-203, 2003. DOI: https:// doi.org/10.1146/annurev.psych.54.101601.145118.
SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Aprendizagem como gênese: prática, skill e individuação. Horiz. antropol., vol.21, n.44, p. I09-139, out/dez 2015.
SCHWEIG, Graziele. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a Antropologia. Porto Alegre: Cirkula, 2015.
SCHWEIG, Graziele. Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologia. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e223740, 2021.
SILVA, Rogério C. da; GOMES, Ana Maria R. Learning, body and territory among indigenous Xakriabá boys. Horizontes Antropológicos, ano 21, n. 44, p. 173-200, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ S0104-71832015000200008.
STEIL, Carlos Alberto, CARVALHO, Isabel Cristina de Moura.. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n. 1, p. 163–183, abr. 2014.
STEIL, Carlos Alberto, CARVALHO, Isabel Cristina de Moura, GOMES, Ana Maria Rabelo. “Apresentação”. Horizontes Antropológicos 21, no 44 (dezembro de 2015): 9–17. https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200001.
STENGERS, Isabelle. “A proposição cosmopolítica”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n o 69 (2018): 442. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p442-464.
STENGERS, Isabelle. “Introductory notes on an ecology of practices”. Cultural Studies Review 11 N.01 (março de 2015).
STENGERS, Isabelle. Reativar o animismo. Tradução Jamille Pinheiro Dias. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2017, p. 8. (Caderno de Leituras n. 62).
TASSINARI, Antonella. Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares. Horizontes Antropológicos, ano 21, n. 44, p. 141-172, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200007.
TOREN, Christina. Learning as a microhistorical process. In: JARVIS, PETER; WATTS, MARY. The Learning Handbook. [S.l.]: Routledge, 2012. p. 402–410.
TOREN, Christina. Mente, materialidade e história: como nos tornamos quem nós somos. In: BANNEL, Ralph; MIZRAHI, Mylene, FERREIRA, Giselle (orgs.). Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2021
TOREN, Christina. Toren, Christina. (2010). A matéria da imaginação: o que podemos aprender com as ideias das crianças fijianas sobre suas vidas como adultos. Horizontes Antropológicos, 16(34), 19- 48.
VERMONDEN, Daniel. Apprendre à pêcher ou pêcher pour apprendre? Dynamique des communautés de pratique sur les rivages de Buton (Est Indonésien). In: DE GRAVE, Jean-Marc (dir.). Dimension formelle et non formelle de l’éducation en Asie Orientale: socialisation et rapport au contenu d’apprentissage. Aix-en-Provence: Presses Universitaires de Provence, 2012. p. 53-78.