Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Psicanálise, educação e política na universidade

Turma: E

Sala: 501 - 6, 13 e 20/12 - reservar salas.

Data de início: 04/10/2024

Data de término: 13/01/2025

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

PROFESSORAS E PROFESSORES CONVIDADOS: Rose Gursky (UFRGS); Nádia Laguardia e Libéria Neves (Psi-FaE-UFMG); Anna lo Bianco e Betty Fuks (UFRJ); Ariana Lucero (UFES); Cristiana Carneiro e Larissa Scherer (UFRJ); Giovani Burgarelli (UFG); Kelly Brandão da Silva (Unicamp); Luciana Gageiro Coutinho (UFF); Maralice Neves e Arabela Vieira Silva (Fale-UFMG); Mônica Rahme e Nathália Machado (FaE-UFMG); Paula Fontana Fonseca (USP); Rinaldo Voltolini (USP); Simone Moschen (UFRGS).

Horários

Ementa

"Psicanálise, Educação e Política na Universidade e na Cidade", livro organizado por Rose Gurski e Nádia Laguárdia, que espelha a produção do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP de 2023, é matéria dessa disciplina que convida alguns de seus autores e autoras para debatê-lo. Os textos do livro articulam o tema-título com práticas e experiências sociais em tempos instáveis para o campo educativo, como: a forma como o discurso neoliberal modifica o cotidiano das instituições educacionais; a precarização da vida de crianças, adolescentes e docentes repercutindo na construção do país; o lugar do sujeito, da palavra e do sonho nas instituições de educação e de saúde; os modos de como a política pública e de medicalização da educação podem contribuir para a grave crise em que vivemos; bem como as novas formas de mal-estar, de angústia e de sintoma na civilização.

Programa

4/10 - Abertura: o livro "Psicanálise, Educação e Política na universidade e na cidade" (Gurski e Laguárdia). Aula: "Psicanálise e Educação: uma experiência" (Lo Bianco e Fuks).

11/10 - Aulas: "Sonhos de educadores em tempos de pandemia" (Gurski) e "A suposta seleção dos péssimos" (Pereira).

18/10 - Aulas: "Interrogações sobre a função do mediador escolar" (Rahme e Machado) e "O estrangeiro e o estranho no campo escolar" (Fonseca).

25/10 - Aulas: "Brota arte, palavra e invenção" (Laguárdia e Neves) e "A adolescência em face do apagamento da dimensão alteritária (Gageiro).

28/10 – Grupo de Estudos Lepsi, segunda às 17h, tema a definir; https://www.lepsiminas.eventos.dype.com.br/.

1/11 - Aulas: "A morte da escola" (Voltolini) e "Controvérsias sobre a medicalização da infância e adolescência" (Carneiro e Scherer).

8/11 - 15° Colóquio Internacional de Psicanálise e Educação do Lepsi, na USP, de 7 a 9 nov., https://sites.usp.br/lepsi/eventos/coloquio2024/

22/11 - Aulas: "Último round, fazer casa para a palavra" (Moschen), "Sustentar o lugar para o sujeito nas políticas públicas" (Lucero) e "Universidade, saberes científicos e psicanálise" (Burgarelli).

25/11 – Grupo de Estudos Lepsi, segunda às 17h, tema a definir; https://www.lepsiminas.eventos.dype.com.br/

29/11 - Aulas: "Psicanálise e educação na universidade" (Silva) e "O impasse como lugar de ato e efeito do saber na formação" (Neves e Silva).

6/12 - Estudo sobre "O mal-estar na civilização" (Freud) e "O triunfo da religião" (Lacan), por Marcelo Pereira.

13/12 - (continuação) Estudo sobre "O mal-estar na civilização" (Freud) e "O triunfo da religião" (Lacan), por Marcelo Pereira.

20/12 - (continuação) Estudo sobre "O mal-estar na civilização" (Freud) e "O triunfo da religião" (Lacan), por Marcelo Pereira.

13/01 - Estudo sobre “O nome atual do mal-estar docente” (Pereira), por Marcelo Pereira.

20/01 - Fechamento e entrega do trabalho final.

*Modalidade das aulas e estudos seguidos de debate: híbrida. Evento do Lepsi em 8/11: presencial.

**As aulas de 28/10 e 25/11 serão realizadas às segundas-feiras. 

Bibliografia

Gurski, R.; Lima, N.L. (org.). Psicanálise, educação e política na universidade e na cidade. São Paulo: Benjamin Editorial, 2023.

Freud, S. O mal-estar na civilização. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 18, 2010 (original de 1930).

Lacan, J. O triunfo da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (original de 1974).

Pereira, M. R. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço/Fapemig, 2016.

Pereira, M.R. Professores. In Pereira, M.R.; Gomes, M.F. Psicologia educacional. São Paulo: Contexto, 2022.

Pereira, M.R. O coração selvagem da vida. Revista Cult. n. 295, ano 26, jul 2023. https://revistacult.uol.com.br/home/coracao-selvagem-vida/

[...]