Turma: B
Sala: 4116
Data de início: 03/10/2024
Data de término: 16/01/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Fátima Moraes Garcia (Pós-Doc UESB)
A saúde mental escolar (PME) ganhou relevância nas últimas décadas, graças ao reconhecimento internacional de que a escola é o local ideal para realizar intervenções psicossociais de alta cobertura, baixo custo e alta efetividade. Para abordar os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, a SME concentra-se na concepção, implementação e avaliação de programas e intervenções baseados em evidências, ancorados em uma perspectiva de saúde pública, de modo que se esforça para gerar ações específicas e efetivas nos diferentes níveis de intensidade das dificuldades vivenciadas pelos estudantes. dando especial ênfase àqueles que não afetam apenas sua qualidade de vida, mas também seu desempenho escolar.
Unidade 01 - Conceituação sobre Saúde Mental e Saúde Mental Escolar (SME)
Unidade 02 - Programas e Manuais de Treinamento em Saúde Mental Escolar
Unidade 03 - Temas e abordagens em Saúde Mental Escolar
Anderson, M., Werner-Seidler, A., King, C. et al. Mental Health Training Programs for Secondary School Teachers: A Systematic Review. School Mental Health 11, 489–508 (2019). https://doi.org/10.1007/s12310-018-9291-2
Henderson Smith, L., Franco, M.P. & Bottiani, J.H. “We're Teachers Right, We're Not Social Workers?” Teacher Perspectives on Student Mental Health in a Tribal School. School Mental Health 15, 1113–1127 (2023). https://doi.org/10.1007/s12310-023-09607-9
Eiraldi, R., Comly, R., Goldstein, J. et al. Development of an Online Training Platform and Implementation Strategy for School-Based Mental Health Professionals in Rural Elementary Schools: A Mixed-Methods Study. School Mental Health 15, 692–709 (2023). https://doi.org/10.1007/s12310-023-09582-1
Rojas-Andrade, Rodrigo. (2022). Salud mental en las escuelas: introducción a sus fundamentos. Rojas-Andrade, Rodrigo (coord.). Salud Mental en comunidades educativas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Academia de Humanismo Cristiano.
Rojas-Andrade, R., Aranguren Zurita, S. & Prosser Bravo, G. Teachers as School Mental Health Professionals and their Daily Practices. School Mental Health (2024). https://doi.org/10.1007/s12310-024-09664-8
Doron, C. (2015). L’émergence du concept de « santé mentale » dans les années 1940-1960 : genèse d’une psycho-politique. Pratiques en santé mentale, 61, 3-16. https://doi.org/10.3917/psm.151.0003
Roelandt, J., Vaglio, A., Magnier, J. & Defromont, L. (2015). La santé mentale en France et dans le monde : « Des hommes, pas des murs ». Pratiques en santé mentale, 61, 47-58. https://doi.org/10.3917/psm.151.0047
Lemoine, M. (2012). La définition des « troubles mentaux »: Brève introduction à une question fondamentale de la philosophie de la psychiatrie contemporaine. L’Enseignement philosophique, 62A, 58-70. https://doi.org/10.3917/eph.622.0058