Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Saúde Mental Escolar

Turma: B

Sala: 4116

Data de início: 03/10/2024

Data de término: 16/01/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Fátima Moraes Garcia (Pós-Doc UESB)

Horários

Ementa

A saúde mental escolar (PME) ganhou relevância nas últimas décadas, graças ao reconhecimento internacional de que a escola é o local ideal para realizar intervenções psicossociais de alta cobertura, baixo custo e alta efetividade. Para abordar os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, a SME concentra-se na concepção, implementação e avaliação de programas e intervenções baseados em evidências, ancorados em uma perspectiva de saúde pública, de modo que se esforça para gerar ações específicas e efetivas nos diferentes níveis de intensidade das dificuldades vivenciadas pelos estudantes.  dando especial ênfase àqueles que não afetam apenas sua qualidade de vida, mas também seu desempenho escolar.

Programa

Unidade 01 - Conceituação sobre Saúde Mental e Saúde Mental Escolar (SME)

Unidade 02 - Programas e Manuais de Treinamento em Saúde Mental Escolar

Unidade 03 - Temas e abordagens em Saúde Mental Escolar

Bibliografia

Anderson, M., Werner-Seidler, A., King, C. et al. Mental Health Training Programs for Secondary School Teachers: A Systematic Review. School Mental Health 11, 489–508 (2019). https://doi.org/10.1007/s12310-018-9291-2  

Henderson Smith, L., Franco, M.P. & Bottiani, J.H. “We're Teachers Right, We're Not Social Workers?” Teacher Perspectives on Student Mental Health in a Tribal School. School Mental Health 15, 1113–1127 (2023). https://doi.org/10.1007/s12310-023-09607-9 

Eiraldi, R., Comly, R., Goldstein, J. et al. Development of an Online Training Platform and Implementation Strategy for School-Based Mental Health Professionals in Rural Elementary Schools: A Mixed-Methods Study. School Mental Health 15, 692–709 (2023). https://doi.org/10.1007/s12310-023-09582-1 

Rojas-Andrade, Rodrigo. (2022). Salud mental en las escuelas: introducción a sus fundamentos. Rojas-Andrade, Rodrigo (coord.). Salud Mental en comunidades educativas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Academia de Humanismo Cristiano. 

Rojas-Andrade, R., Aranguren Zurita, S. & Prosser Bravo, G. Teachers as School Mental Health Professionals and their Daily Practices. School Mental Health (2024). https://doi.org/10.1007/s12310-024-09664-8  

Doron, C. (2015). L’émergence du concept de « santé mentale » dans les années 1940-1960 : genèse d’une psycho-politique. Pratiques en santé mentale, 61, 3-16. https://doi.org/10.3917/psm.151.0003  

Roelandt, J., Vaglio, A., Magnier, J. & Defromont, L. (2015). La santé mentale en France et dans le monde : « Des hommes, pas des murs ». Pratiques en santé mentale, 61, 47-58. https://doi.org/10.3917/psm.151.0047 

Lemoine, M. (2012). La définition des « troubles mentaux »: Brève introduction à une question fondamentale de la philosophie de la psychiatrie contemporaine. L’Enseignement philosophique, 62A, 58-70. https://doi.org/10.3917/eph.622.0058