Turma: E
Sala: 500
Data de início: 22/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Introdução à pesquisa com crianças. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com crianças em contextos escolares. Procedimentos de construção e análise de dados. Implicações da pesquisa com crianças para a discussão da qualidade no campo da Educação Infantil.
1 – Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com crianças em contextos escolares.
Metodologia:
A metodologia do curso prevê uma reflexão sobre aspectos específicos da pesquisa com crianças em contextos escolares, observando seus limites e possibilidades. Assim, serão utilizadas estratégias de apresentação de sínteses dos textos em diálogo com variados exercícios metodológicos.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante todo o processo vivenciado no curso por meio de participação em debates, apresentação de seminários, trabalhos escritos. A distribuição de pontos será discutida com o grupo e organizada no início do curso.
CORSARO, W. Friendship and peer cultures in the early years. Ablex Publications, 1985.
GREEN, J. L., DIXON, C. N. e ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 42, dezembro. 2005.
HEDEGAARD, M.; FLEER, M. Studying Children: a Cultural-historical Approach. United Kingdom. Open University Press, 2008.