Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Metodologia de pesquisa: diálogos entre pesquisa e docência em educação matemática

Turma: F

Sala: 4120

Data de início: 30/09/2024

Data de término: 18/11/2024

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussões relativas a paradigmas de pesquisa e a procedimentos de produção e análise de material empírico em diálogo com a prática docente em educação matemática.

Programa

Paradigmas de pesquisa. Processo de construção de pergunta de pesquisa. Objetivo de pesquisa ou de ensino de matemática? Relações entre pesquisa e prática pedagógica. Produção de material empírico em sintonia com os demais elementos do projeto de pesquisa. Análise de material empírico de pesquisas em educação matemática. Pesquisa colaborativa. Apreciação de projetos de pesquisa.

Bibliografia

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Editora Pioneira, 1998. p. 107-203.

ARAÚJO, J. L. Toward a framework for a dialectical relationship between pedagogical practice and research. In: STILLMAN, G.; BROWN, J. (ed.) Lines of inquiry in mathematical modelling research in education. Chennai: Springer, 2019. p. 21-36. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-14931-4_2.

ARAÚJO, J. L. Sete metáforas para ilustrar a análise de dados de pesquisas em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 38, 2024. No prelo.

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo pesquisas coletivamente em educação matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 31-51.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644379. Acesso em: 24 jun. 2024.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

COLETIVO CRÍTICO. Um grupo de pesquisa e seu modo de realizar investigações. In: ENCONTRO DOS PROFESSORES, PESQUISADORES, ESTUDANTES, EGRESSOS E COMUNIDADE EM TORNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., Rio Claro: Unesp, 2024. p. 1-5.

PREDIGER, S.; BIKNER-AHSBAHS, A.; ARZARELLO, F. Networking strategies and methods for connecting theoretical approaches: first steps towards a conceptual framework. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v. 40, n. 2, p. 165-178, maio 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s11858-008-0086-z.

SKOVSMOSE, O.; BORBA, M. C. Research methodology and critical mathematics education. In: VALERO, P.; ZEVENBERGEN, R. (eds.). Researching the socio-political dimensions of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic, 2004. p. 207-226. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-7914-1_17.

STINSON, D. W.; BULLOCK, E. C. Critical postmodern methodology in mathematics education research: promoting another way of thinking and looking. Philosophy of Mathematics Education Journal, n. 29, p. 1-18, 2015. Disponível em: https://www.exeter.ac.uk/research/groups/education/pmej/pome29/index.html. Acesso em: 24 jun. 2024.

VALERO, P.; ZEVENBERGEN, R. (eds.). Researching the socio-political dimensions of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/b120597.