Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Experiências estudantis na educação superior contemporânea: abordagens sociológicas

Turma: H

Sala: 4118

Data de início: 25/09/2024

Data de término: 22/01/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina discute algumas abordagens e referenciais sociológicos que ajudam a compreender o acesso à educação superior (considerando os diferentes mecanismos de seleção e o processo de escolha dos cursos, instituições e modalidades de ensino), as vivências estudantis (incluindo processos de integração social e acadêmica, estratégias de conciliação entre estudos e outros compromissos, expectativas profissionais) e a mobilidade estudantil (tanto a evasão de curso e ou instituição seguida de reinserção em outro curso ou instituição quanto o abandono dos estudos por tempo indeterminado). Entre outras, serão consideradas as contribuições, já clássicas, de Bourdieu, Tinto e Coulon.

Programa

Introdução: Os percursos e a experiência estudantil como objeto sociológico

Unidade I – Contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu para se analisar as desigualdades no acesso e nos percursos discentes na educação superior

Unidade II – Contribuições de Vicent Tinto para se analisar a integração acadêmica e social dos estudantes e os processos de evasão ou permanência.

Unidade III – Alain Coulon, François Dubet, Bernard Charlot e outros referenciais teóricos para se pensar a experiência discente na educação superior.

Unidades IV – Pesquisas contemporâneas sobre acesso, permanência e evasão na educação superior.


Bibliografia

Referências básicas:

BOURDIEU, Pierre Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637, 1987.

COULON, Alain A condição de estudante - A entrada na vida universitária. Salvador - BA: EDUFBA, 2008.

DUBET, François. Dimensions et figures de l’expérience étudiante dans l’université de masse. Revue Française de Sociologie, XXXV, p. 511-532, 1994. (tradução não oficial: Dimensões e figuras da experiência estudantil na universidade de massa)

COSTA, Antônio F.; LOPES, João T.; CAETANO, Ana; (Orgs.). Percursos de estudantes no ensino superior - fatores e processos de sucesso e insucesso. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2014.