Turma: H
Sala: 4118
Data de início: 25/09/2024
Data de término: 22/01/2025
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina discute algumas abordagens e referenciais sociológicos que ajudam a compreender o acesso à educação superior (considerando os diferentes mecanismos de seleção e o processo de escolha dos cursos, instituições e modalidades de ensino), as vivências estudantis (incluindo processos de integração social e acadêmica, estratégias de conciliação entre estudos e outros compromissos, expectativas profissionais) e a mobilidade estudantil (tanto a evasão de curso e ou instituição seguida de reinserção em outro curso ou instituição quanto o abandono dos estudos por tempo indeterminado). Entre outras, serão consideradas as contribuições, já clássicas, de Bourdieu, Tinto e Coulon.
Introdução: Os percursos e a experiência estudantil como objeto sociológico
Unidade I – Contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu para se analisar as desigualdades no acesso e nos percursos discentes na educação superior
Unidade II – Contribuições de Vicent Tinto para se analisar a integração acadêmica e social dos estudantes e os processos de evasão ou permanência.
Unidade III – Alain Coulon, François Dubet, Bernard Charlot e outros referenciais teóricos para se pensar a experiência discente na educação superior.
Unidades IV – Pesquisas contemporâneas sobre acesso, permanência e evasão na educação superior.
Referências básicas:
BOURDIEU, Pierre Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.
TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637, 1987.
COULON, Alain A condição de estudante - A entrada na vida universitária. Salvador - BA: EDUFBA, 2008.
DUBET, François. Dimensions et figures de l’expérience étudiante dans l’université de masse. Revue Française de Sociologie, XXXV, p. 511-532, 1994. (tradução não oficial: Dimensões e figuras da experiência estudantil na universidade de massa)
COSTA, Antônio F.; LOPES, João T.; CAETANO, Ana; (Orgs.). Percursos de estudantes no ensino superior - fatores e processos de sucesso e insucesso. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2014.