Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Ética na pesquisa: desafios nas ciências humanas e na educação

Turma: I

Sala: 2115

Data de início: 25/09/2024

Data de término: 05/02/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Conceituar ética na pesquisa. Investigar dilemas éticos nas pesquisas em ciências humanas. Identificar desafios éticos nas pesquisas em educação. Localizar o debate sobre ética nas associações de pesquisa. Analisar as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa à luz dos debates feitos nas associações e dos valores éticos que orientam a conduta dos pesquisadores.

Programa

Conceituar ética na pesquisa.

Investigar dilemas éticos nas pesquisas em ciências humanas.

Identificar desafios éticos nas pesquisas em educação.

Localizar o debate sobre ética nas associações de pesquisa.

Analisar as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa à luz dos debates feitos nas associações e dos valores éticos que orientam a conduta dos pesquisadores


Bibliografia

CARVALHO, A. F. Ética na publicação científica. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 63-70.

HERMAN, N. (2019). Ética. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 27-35.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cad. Pesqui. no.116 São Paulo July 2002.

KRAMER, S.; PENA, A. Vulnerabilidade e ética na pesquisa em educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 113-119.

MERCADO, L. P. L. Plágio e autoplágio. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 155-165.

PEIXOTO, P. Integridade na pesquisa científica. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 47-55.

RIOS, T. A ética na pesquisa e a epistemologia do pesquisador. Psicologia em Revista - Belo Horizonte - v. 12 - n. 19 - p. 80-86 - jun. 2006.

SIQUELLI. S. Revisão ética de projetos de pesquisa: aspectos normativos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 46-54.

SPLESCH, M. D.; SOUZA, F. F. Devolutiva da pesquisa em educação aos participantes: princípios éticos e validação social. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 41-48.

STETSENKO, A. Ética-ontoepistemologia ativista: pesquisa e estudo de resistência. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 20-30.

VIANNA, E.; STETSENKO, A. Compromisso e posicionamento: ética ativista e transformadora. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 31-40.

VIDAL. D. G.; SILVA, J. C. S. Questões éticas na pesquisa sobre a própria prática ou no ambiente de trabalho. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 27-35.

WUNDER, A.; SILVA, A. L. F. Pesquisas em comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 82-90.

Referências complementares:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019 e 2021.

BARROS, M. L. C.; MARCONDES, M. I. Ética e pesquisa em educação: uma discussão necessária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 332-337, jan./mar. 2019. [Seção] Resenhas.

BROOKS, Rachel; TE RIELE, Kitty; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017. https://doi.org/10.1590/198053145994.

BENNINGTON, G. Desconstrução e ética. In: DUQUE-ESTRADA, P.C. Desconstrução e ética – ecos de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2004, p. 09-31.

BRASIL. Resolução 510 – Normas para pesquisas em ciências humanas e sociais. Conselho Nacional de Saúde. Publicada no DOU nº 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 -seção 1, páginas 44, 45, 46.

COSTA, J. F. O ponto de vista do outro. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

CURY, C. R. J. Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa. Revista História e Perspectiva, Uberlândia, v.28, n.52, p.39-50, jan./jul. 2015.

DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015.

FRANCISCHINI; F. FERNANDES. N. Os desafios da pesquisa ética com crianças. Estudos de Psicologia I Campinas I 33(1) I 61-69 I janeiro - março 2016

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc., Campinas , v. 26, n. 92, p. 983-1011, Oct. 2005.

SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Doutrinas éticas fundamentais. In: SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 267-297.

SANTOS, L. A. de C.; JEOLÁS, L. Uma comissão nacional de ética em pesquisa, as ciências biomédicas e as ciências humanas: trespassing à brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 05, p. 241-259, jan./jun. 2021