Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Educação Matemática

Turma: D

Sala: 4107

Data de início: 02/10/2024

Data de término: 22/01/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa em Educação Matemática. Orientações de pesquisas.

Programa

Apresentação e discussão de projetos de pesquisa.

Bibliografia

ESQUINCALHA, C. A. Estudos de gênero e sexualidades em educação matemática [livro eletrônico] : tensionamentos e possibilidades. Brasília, DF : SBEM Nacional, 2022. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/ebook/ebook28.pdf

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.

JARAMILLO, D. La educación matemática en una perspectiva sociocultural: tensiones, utopías, futuros posibles. Revista Educación y Pedagogía, [S. l.], v. 23, n. 59, p. 13–36, 2011. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/8688  Acesso em: 26 jun. 2024

MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2877

SMITH, L. T. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

VALERO, P. Consideraciones sobre el contexto y la educación matemática para la democracia. Quadrante, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 49–59, 2002. DOI: 10.48489/quadrante.22744. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22744. Acesso em: 26 jun. 2024.