Turma: D
Sala: 500
Data de início: 22/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise das estratégias de pesquisa em contextos não escolares na relação com sujeitos e espaços de inserção da criança . Avaliação das condições e estratégias de participação da criança na pesquisa. Ética na pesquisa com crianças
1. Panorama das pesquisas com crianças
2. Métodos quantitativos e qualitativos:
a. Metodologias e procedimentos específicos na investigação da primeira infância
b. Pesquisa com crianças em espaços não escolares
3. Construção e análise de dados
4. Ética na pesquisa com crianças
Metodologia:
Apresentação temática . Discussão dos textos . Apresentação textos complemetares
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante todo o processo vivenciado no curso por meio de participação em debates, apresentação de seminários, trabalhos escritos. A distribuição de pontos será discutida com o grupo e organizada no início do curso.
SCOTTI, Jacqueline Crianças enquanto inquiridas. O desafio dos métodos quantitativos in: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Investigação comcrianças. Perspectivas e Práticas. Porto: Escola Superior Paulo Frassinetti, 2005. (P.97 a 122)
ROSEMBERG, Fúlvia. Estimativa de crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de São Paulo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 91, p. 30-45, 1994
RASMUSSEN, Kim. Places for children- childrensplace. In Childhood vo. 11 n. 2 may 2004 p. 155-173. Children in theneighbourdhood. In p. 82-100