FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Leitura e escrita na educação infantil: criação, metáforas e imaginação
Turma: A
Data de início: 09/09/2024
Data de término: 13/09/2024
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Docentes responsáveis
MONICA CORREIA BAPTISTA
VANESSA FERRAZ ALMEIDA NEVES
Docentes externos
Paulo Fochi (UNISINOS), Betina Schuler (UNISINOS)
Horários
Segunda - 15:00 às 19:00
Ementa
Leitura e escrita na educação infantil: consensos e dissensos. Estado do conhecimento: o que dizem as pesquisas sobre o tema da leitura e da escrita na educação infantil. Bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas: a linguagem e o processo de constituição das subjetividades. Fantasia, criatividade e imaginação na primeira infância. Metáfora e imaginação.
Programa
Linha de Pesquisa: Infância e Educação Infantil
Disciplina: Leitura e escrita na educação infantil: criação, metáforas e imaginação – 2 2024 CH: 30 h/a
Horário: 15h às 19h
Profas: Mônica Correia Baptista e Vanessa Ferraz Almeida Neves
Profs externos: Paulo Fochi (Unisinos) e Betina Schuler (Unisinos)
Ementa: Leitura e escrita na educação infantil: consensos e dissensos. Estado do conhecimento: o que dizem as pesquisas sobre o tema da leitura e da escrita na educação infantil. Bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas: a linguagem e o processo de constituição das subjetividades. Fantasia, criatividade e imaginação na primeira infância. Metáfora e imaginação.
OBJETIVOS:
- Compreender as perspectivas históricas, políticas e culturais que marcam o debate sobre leitura e escrita no campo educacional;
- Conhecer os principais aspectos que caracterizam as investigações sobre leitura e escrita na educação infantil;
- Aprofundar o conhecimento teórico-prático acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita junto a crianças da educação infantil;
- Analisar os pressupostos que orientam os estudos sobre a teoria da metáfora;
- Estabelecer relações entre a teoria da metáfora e suas contribuições para as pesquisas sobre leitura e escrita na educação infantil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: Leitura e escrita na educação infantil: perspectiva histórica, política e cultural
UNIDADE 2- As pesquisas sobre leitura e escrita na educação infantil
UNIDADE 3 – Bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas: a constituição do sujeito de linguagem
UNIDADE 4 – Metáfora e sua relação com a imaginação
UNIDADE 5 – As crianças, a construção do imaginário em uma investigação com crianças da educação infantil
METODOLOGIA:
Aulas expositivas dialogadas com base em literatura especializada
Seminários e debates sobre temas pertinentes
Utilização de recursos multimídias e tecnologias educacionais
AVALIAÇÃO:
a) Trabalho final - Texto em forma de artigo, em que deverá ser definido um aspecto a ser discutido, com argumentação em diálogo com o conteúdo e bibliografia da disciplina. Valor: 40 pontos
b) Seminário – a partir dos textos de leitura obrigatória, acrescido de um texto, vídeo, live indicados pelos professores – 40 pontos
c) Trabalhos em sala – 20 pontos
REFERÊNCIAS
BAPTISTA, M. C. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos campos da alfabetização e da Educação Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização. Florianópolis, n. 16 (Edição Especial), 2022.
BAPTISTA, Mônica Correia; SILVA, Hilda Aparecida Linhares da; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Leitura, Escrita e Alfabetização: o que a educação infantil tem a ver com isso? Revista Humanidades e Inovação. Palmas-TO, v. 10, n. 2, p. 168-182, jan. 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/190
CONTINI, Annamaria; GIULIANI, Alice. Metafore e processi metaforici. In.: REGGIO CHILDREN. Un pensiero in festa: le metafora visive nei processi di apprendimento dei bambini. Reggio Emilia: Reggio Children, 2022. p. 14-17.
COOPER, Margie. A beleza é uma forma de conhecimento? In.: EDWARDS, Carolyn; GANDINID, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 293 - 300.
FOCHI, Paulo. A aventura de aprender e conhecer o mundo. In. OLIVEIRA, Miguel; RODRIGUES, Marina; MILHANO, Sandrina. Diálogos sobre educação de infância: cruzar olhares entre a formação e o chão da escola. Leria: Apei, 2021.
GARDNER, Howard; WINNER, Ellen. A criança é o pai da metáfora. In. GARDNER, Howard. Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 141-148.
MACKAY, Susan Harris. A criatividade no centro da aprendizagem. In. GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louse; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de reggio emilia. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 153 - 168.
MORELLI, Ugo. Uma espécie criativa. In.: MORELLI, Ugo. Mente e beleza: arte, criatividade e inovação. São Paulo: Atelie Carambola, 2024, p. 37 - 50.
MUNARI, Bruno. Fantasia: invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual. Lisboa: Editorial presencial, 1987.
RINALDI, Carla. Criatividade como qualidade do pensamento. In.: RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutando, pesquisando e aprendendo. São Paulo: Paz e terra, 2012, p. 203 - 218.
RODARI, Gianni. "Gramática da fantasia: introdução à arte de inventar histórias." Summus, 2007.
Bibliografia
BAPTISTA, M. C. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos campos da alfabetização e da Educação Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização. Florianópolis, n. 16 (Edição Especial), 2022.
BAPTISTA, Mônica Correia; SILVA, Hilda Aparecida Linhares da; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Leitura, Escrita e Alfabetização: o que a educação infantil tem a ver com isso? Revista Humanidades e Inovação. Palmas-TO, v. 10, n. 2, p. 168-182, jan. 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/190
CONTINI, Annamaria; GIULIANI, Alice. Metafore e processi metaforici. In.: REGGIO CHILDREN. Un pensiero in festa: le metafora visive nei processi di apprendimento dei bambini. Reggio Emilia: Reggio Children, 2022. p. 14-17.
COOPER, Margie. A beleza é uma forma de conhecimento? In.: EDWARDS, Carolyn; GANDINID, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 293 - 300.
FOCHI, Paulo. A aventura de aprender e conhecer o mundo. In. OLIVEIRA, Miguel; RODRIGUES, Marina; MILHANO, Sandrina. Diálogos sobre educação de infância: cruzar olhares entre a formação e o chão da escola. Leria: Apei, 2021.
GARDNER, Howard; WINNER, Ellen. A criança é o pai da metáfora. In. GARDNER, Howard. Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 141-148.
MACKAY, Susan Harris. A criatividade no centro da aprendizagem. In. GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louse; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de reggio emilia. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 153 - 168.
MORELLI, Ugo. Uma espécie criativa. In.: MORELLI, Ugo. Mente e beleza: arte, criatividade e inovação. São Paulo: Atelie Carambola, 2024, p. 37 - 50.
MUNARI, Bruno. Fantasia: invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual. Lisboa: Editorial presencial, 1987.
RINALDI, Carla. Criatividade como qualidade do pensamento. In.: RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutando, pesquisando e aprendendo. São Paulo: Paz e terra, 2012, p. 203 - 218.
RODARI, Gianni. "Gramática da fantasia: introdução à arte de inventar histórias." Summus, 2007