Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Diálogos interepistêmicos e interculturais para a pesquisa de autoria indígena

Turma: K

Sala: 4110 - 11 a 14 de nov e 27 a 31 jan. 2025

Data de início: 11/11/2024

Data de término: 31/01/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Roberto Romero Junior (Pós-doc CNPq); Paula Cristina Pereira Silva (UFES e pós-doc UEMG)

Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa indígenas na Educação. Pesquisadores Indígenas: seres, saberes e fazeres para pesquisar coletivamente. Histórias indígenas como metodologia de pesquisa e pedagógica. A produção da pesquisa em língua indígena: gêneros textuais e modos comunicacionais.

Programa

1. Referenciais de pesquisa indígenas na Educação: Pesquisadores indígenas seres, saberes e fazeres de seus povos para pesquisar coletivamente. Leitura de teses e dissertações de autoria indígena.

2. Histórias indígenas como metodologia de pesquisa e de ensino: protagonistas, procedimentos, formas de registros e instrumentos de pesquisa

3. A produção da pesquisa em língua indígena: gêneros textuais e modos comunicacionais.


Bibliografia

ARAÚJO, M. D., & TOMAZ, V. S. (2020). “Matemáticas Indígenas”: Tensionamentos na Formação Intercultural para Professores. Arquivos analíticos de Políticas Educativas. 8 (80), 1-29. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4792

ARCHIBALD, J. (2008). An Indigenous Storywork Methodology. In G. G. Knowles, & A. L. Cole. Handbook of the Arts in Qualitative Research: Perspectives, Methodologies, Examples, and Issues. Thousand Oaks: SAGE Publications.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.

WALSH, C. Gritos, gretas e semeaduras de vida: entreteceres do pedagógico e do colonial. In: SANTOS, L. C; SOUZA, S. R. M. (org.). Entre-linhas: educação, fenomenologia e insurgência popular. Salvador: EDUFBA, 2019, p.93-120.