Turma: K
Sala: 4110 - 11 a 14 de nov e 27 a 31 jan. 2025
Data de início: 11/11/2024
Data de término: 31/01/2025
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Roberto Romero Junior (Pós-doc CNPq); Paula Cristina Pereira Silva (UFES e pós-doc UEMG)
Referenciais de pesquisa indígenas na Educação. Pesquisadores Indígenas: seres, saberes e fazeres para pesquisar coletivamente. Histórias indígenas como metodologia de pesquisa e pedagógica. A produção da pesquisa em língua indígena: gêneros textuais e modos comunicacionais.
1. Referenciais de pesquisa indígenas na Educação: Pesquisadores indígenas seres, saberes e fazeres de seus povos para pesquisar coletivamente. Leitura de teses e dissertações de autoria indígena.
2. Histórias indígenas como metodologia de pesquisa e de ensino: protagonistas, procedimentos, formas de registros e instrumentos de pesquisa
3. A produção da pesquisa em língua indígena: gêneros textuais e modos comunicacionais.
ARAÚJO, M. D., & TOMAZ, V. S. (2020). “Matemáticas Indígenas”: Tensionamentos na Formação Intercultural para Professores. Arquivos analíticos de Políticas Educativas. 8 (80), 1-29. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4792
ARCHIBALD, J. (2008). An Indigenous Storywork Methodology. In G. G. Knowles, & A. L. Cole. Handbook of the Arts in Qualitative Research: Perspectives, Methodologies, Examples, and Issues. Thousand Oaks: SAGE Publications.
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.
STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.
WALSH, C. Gritos, gretas e semeaduras de vida: entreteceres do pedagógico e do colonial. In: SANTOS, L. C; SOUZA, S. R. M. (org.). Entre-linhas: educação, fenomenologia e insurgência popular. Salvador: EDUFBA, 2019, p.93-120.