Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Psicanálise e inclusão escolar

Turma: A

Sala: 501

Data de início: 24/09/2024

Data de término: 14/01/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Contribuições da Psicanálise para processos de inclusão escolar. Interrogações sobre o capacitismo a partir do discurso analítico. Experiências institucionais. Interlocução com projetos de pesquisa e extensão.

Programa


Unidade I: Psicanálise e inclusão escolar
- O "todos" e o "cada um" na política inclusiva
- A inclusão escolar e os discursos lacanianos
- Psicanálise e Formação de professores
- Práticas de acompanhamento e mediação escolar

Unidade II: Interrogações sobre a deficiência
- Nomeações da deficiência na atualidade
- O que a Psicanálise tem a dizer sobre o capacitismo?
- Capacitismo e pensamento decolonial

Unidade II: Experiências institucionais
- Experiências brasileiras e internacionais
- A pesquisa psicanalítica na escola
- Interlocução com projetos de pesquisa

Bibliografia

Referências:

KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena S.; VOLTOLINI, Rinaldo (Orgs.). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017.

RAHME, Mônica Maria F. Laço social e Educação: Um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. BH: Ed. Fino Traço, 2014.

VOLTOLINI, Rinaldo. Crianças fora de série: psicanálise e educação inclusiva. São Paulo: Benjamim editorial, 2022.

Referências complementares:

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: Dos primórdios ao início do século XXI. 2ª. Ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2006.

LAJONQUIÉRE, Leandro de. Duas notas psicanalíticas sobre as crianças “com necessidades educativas especiais”. Pro-posições. Campinas (SP), v. 12, n. 2-3, p. 47-59, jul./nov., 2001.

MACHADO, Nathália L.; RAHME, Mônica Maria F. Controvérsias acerca do perfil profissional do mediador escolar: refletindo o impacto no processo de inclusão. Poiésis, v. 16, n. 30, 2022, p. 396-413.

NEVES, Libéria R,; RAHME, Mônica Maria F. FERREIRA, Carla Mercês da R. J. Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva, Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-21.

OLIVEIRA, Cintia M. Q.; DINIZ, Margareth. A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil. Poiésis, v. 16, n. 30, 2022, p. 323-341.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O avesso do modelo: Bons professores à luz da Psicanálise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2008.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

PIMENTA, Paula. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-22.

RAHME, Mônica Maria F; FERREIRA, Carla Mercês da R. J.; NEVES, Libéria R. Sobre Educação, Política e Singularidade. Educação e Realidade, Seção temática: Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática, v. 44, n. 1, 2019, p. 1-13.

SANTIAGO. Ana Lydia. A inibição intelectual na Psicanálise. RJ: Jorge Zahar Editor, 2005.

SANTOS, Felícia Maria P. dos; Rahme, Mônica Maria F. “Cada um é um”: constituição de saberes em uma experiência de formação na perspectiva inclusiva. Revista Estilos da Clínica, v. 27, n. 2, 2023, p. 297-311.

SILVA, Kelly Cristina B. Educação inclusiva: para todos ou para cada um? Alguns paradoxos (in)convenientes. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, 2010, p. 163-178.

SILVEIRA, Herminia Maria M. L.; MACHADO, Nathália L.; CHARCZUK, Simone B.; RAHME, Mônica Maria F. Uma abordagem moebiana dos processos de exclusão e inclusão: diálogos entre psicanálise e educação. Revista Estilos da Clínica, v. 28, n. 2, 2023, p. 145-161.

VASQUES, Carla; MOCHEN, Simone Z. (orgs.). Psicanálise, Educação Especial e Formação de professores: construções em rasuras. Porto Algre: URGRS Editora & SEAD URGRS, 2017.

VASQUES, Carla; ULLRICH, Wladimir. Correspondências sobre o Outro na Educação Especial. ETD- Educação Temática Digital, Campinas/SP, v.21, n.2, pp.316-333, abr./jun. 2019.

VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e Psicanálise. Rio e Janeiro: Zahar, 2011.