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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Desigualdades, equidade e justiça em educação

Turma: N

Sala: 4116

Data de início: 04/10/2024

Data de término: 31/01/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina trata sobre as desigualdades educacionais a partir das noções de justiça e equidade, tratando das desigualdades de acesso aos vários níveis de ensino, da qualidade da oferta educacional, de resultados educacionais e os efeitos da educação no mercado de trabalho. Serão debatidas pesquisas que, além de definirem os conceitos de desigualdades, estratificação, equidade e justiça, discutem o contexto brasileiro a partir de dados empíricos. A reflexão em cada uma das unidades busca discutir as desigualdades a partir de diversos marcadores sociais, sobretudo, de classe, gênero e raça.

Programa

1. Concepções de desigualdades, equidade e justiça em educação

1.1. John Rawls e a sua influência na concepção de justiça e equidade em educação

1.2. O que é e como pode uma escola ser justa?

1.3. Estrutura da estratificação social e desigualdades

2. Desigualdades de oportunidades em educação

2.1. Acesso desigual ao sistema escolar

2.2. Acesso desigual aos recursos escolares

3. Desigualdades de aquisição e resultados

3.1. Desigualdades de desempenho escolar

3.2. Uma escola pode ter excelência e equidade?

4. Desigualdades de realização

4.1. Educação e mobilidade social

4.2. Efeitos das desigualdades educacionais nas desigualdades sociais

5. Desafios de promover equidade e justiça em tempos de pandemia

Ciclo de debates.

Bibliografia

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