Turma: K
Sala: 2113
Data de início: 02/10/2024
Data de término: 22/01/2025
N° total de vagas: 5
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas
1-Conteúdos:
- Discussão, a partir de pesquisas em andamento e/ou concluídas, de referenciais teórico-metodológicos e fontes utilizados no campo da Educação.
2- Objetivos:
- Discutir pesquisas, em andamento, de doutorandos da linha;
- Debater temas e questões teórico-metodológicas relacionados às pesquisas a partir de pesquisas de convidados internos e externos à linha.
3- Metodologia de ensino:
- Aulas teóricas dialogadas
- Apresentação de trabalho em andamento por dois/duas estudantes matriculados na turma que conduzirão o debate que, posteriormente, será aberto às/aos demais participantes.
Avaliação
- presença e participação ativa às reuniões e debates.
- entrega de sínteses escritas de textos teóricos
Programa
02/10 - apresentação do curso/construção do calendário de apresentação das pesquisas dos alunos e estudo do texto: FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
16/10 - O mapaeamento da história por Foucault. Leitura do texto DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia.Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.
30/10 - Apresentação e discussão da problematização em pesquisas pós-estruturalistas (texto a definir)
13/11 - Apresentação e discussão de metodologias de pesquisas contemporâneas (textos a definir)
27/11 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
11/12 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
08/01/25 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto
22/01/25 - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto e Avaliação final da disciplina
AQUINO, J. G. Educação pelo arquivo - ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.
DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.
FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Microfísica do poder. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.
FOUCAULT, M. Sobre as maneiras de escrever a história. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, M. Retornar à História. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FLYNN, Thomas. O mapaeamento da história por Foucault. In: GUTTING, Gary. Foucault. Trad. André Oídes. São Paulo: Ideias & Letras, 2016.
ROUANET, Sergio P. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. (capítulos: Foucault e a Modernidade e A verdade e a ilusão do pós-moderno)