Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Introdução à análise de dados educacionais

Turma: C

Sala: 4110

Data de início: 03/10/2024

Data de término: 24/10/2024

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Izabel C. Fonseca

Horários

Ementa

A disciplina abordará conceitos, informações e exercícios práticos que contribuem para a capacidade de analisar, interpretar e publicar dados educacionais. Fontes de dados educacionais: Censo Demográfico, Censo Escolar, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Principais indicadores educacionais: rendimento e fluxo, desempenho e indicadores contextuais. Visualização e potencialidade de dados públicos. Uso de dados protegidos

Programa

1.Uso dos dados do IBGE. Taxas de matrícula, acesso e cobertura, analfabetismo.

2. Uso de dados públicos sobre rendimento: Saeb, Enem. Indicadores de rendimento.

3. Uso de dados públicos sobre fluxo escolar: Censo Escolar. Acesso, permanência, evasão e conclusão de etapas de ensino.

4. Utilização do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) ): informações sensíveis, bases longitudinais e bases externas.


Bibliografia

RIANI, J. L.; GOLGHER, A. B. Indicadores educacionais confeccionados a partir de bases de dados do IBGE. In. RIOS-NETO, E. L.; RIANE, J. L. R. (Org.). Introdução à demografia da educação, Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP, 2004.

AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO: Inaf Brasil 2018: Resultados preliminares - relatório técnico, 2019, 22p.

RIGOTTI, J. I. R.; CERQUEIRA, C. A. As bases de dados do INEP e os indicadores educacionais: conceitos e aplicações. In. RIOS-NETO, E. L.; RIANE, J. L. R. (Org.). Introdução à demografia da educação, Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP, 2004.

INEP. Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. –Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. 154 p.

Sátyro, N., & Soares, S. S. D. (2007). A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Serviço de acesso a dados protegidos (Sedap): guia do usuário: versão 2.0. Brasília, 2020.

FONSECA, I. C., GUIMARÃES, C.R; ALVES, M. T. G.; MACANA, E. C., SOARES, J. F.. Monitoramento da Permanência nos Municípios Brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, 2024.

Gaya, T. F. M., & Bruel, A. L. (2019). Estudos longitudinais em educação no Brasil: revisão de literatura da abordagem metodológica e utilização de dados educacionais para pesquisas em Educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, 4, 1-18.