Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Narrativas dos Cotidianos Aprendentes

Turma: C

Sala: 2113

Data de início: 13/01/2025

Data de término: 17/01/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Thiago Henrique Barnabé Corrêa (UFTM)

Horários

Ementa

Articula os fundamentos epistemológicos do processo formativo e as práticas pedagógicas cotidianas a partir do conceito de ‘professor-conversador’ para redimensionar, reinventar e ressignificar o ser/fazer docente à luz de novas perspectivas em educação. Objetivo: Apresentar o panorama das pesquisas nos/dos/com os cotidianos e as contribuições das novas perspectivas metodológicas para o campo de estudo. Discutir o uso de narrativas como método na pesquisa em educação.

Programa

• De que Educação estamos falando?

• A escola no mapa da Educação: cartografia da trans-formação humana

• Do rigor ao vigor: o método científico com herança

• O dito e o não-dito na pesquisa em Educação

• O professor-conversador e a narrativa como ato de invenção, transgressão e descoberta.


Bibliografia

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Ciência, Método e Narrativa: transgressões à hegemonia do paradigma clássico na pesquisa em educação, 2024.

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. A Escola e o Vírus: desafios de um olhar metamorfizado. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 753–776, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13534

ALVES, Nilda Guimarães; LIMA, Júlia da Silva; CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues; GREGORIO, Talita Malheiros. SÓ AS ARTES NOS SALVAM!!!!! – as tantas crianças que há em nós –. Revista Digital do LAV. Santa Maria: UFSM, v. 14, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66693

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional. v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar., 2021.

PRADO, Guilherme Do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura Angelica; SIMAS, Vanessa França. Fontes de informações, Registros investigativos e Modos de produção de conhecimentos: uma compreensão da pesquisa narrativa articulada em três dimensões. Revista de Educacion, v. 25, p. 101-118, 2022.

REIS, Graça. A pesquisa narrativa como possibilidade de expansão do presente. Educação e Realidade, v.1, p. 1, 2023.

SPINK, Peter Kevin. O Pesquisador Conversador no Cotidiano. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 20, p. 70-77, 2008.