Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COMPARADA

Turma: L

Sala: 1106

Data de início: 07/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

As políticas de educação comparada: origem histórica, objetivos, metodologias e principais atores. O papel dos organismos internacionais na transferência e circulação de políticas educacionais. As avaliações e as principais de bases de dados estatísticos que produzem indicadores indutores de políticas públicas de educação na região latino-americana.

Programa

Programa:

1. As políticas de educação comparada

 Origem histórica,

Principais objetivos

As metodologias e a comparação

Principais atores

2. O papel dos organismos internacionais na transferência e circulação de políticas educacionais.

A Unesco e a agenda da educação na América Latina

A OEI e as metas 2021

A OCDE: o PISA e a TALIS

3. As avaliações e as principais de bases de dados estatísticos que produzem indicadores indutores de políticas públicas de educação na região latino-americana.

• O INEP e a produção de indicadores para a educação brasileira

• ISCED/UNESCO e a agenda 2030.

• As think tanks e as políticas de educação


Bibliografia

ADDEY, Camilla. Golden relics & historical standards: how the OECD is expanding global education governance through PISA for Development.CriticalS tudies in Education, Taylor & Francis, vol°58, n°3, 2017.

ALMEIDA, Luana C., DALBEN, Adilson e FREITAS, Luiz Carlos. Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educ. Soc.[online]. 2013, vol.34, n.125, pp.1153-1174.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol.39, n.1, pp.177-194, 2013.http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012

BOTTANI, Norberto; VRIGNAUD, Pierre. La France et les évaluations internationals. Rapport pour l'haute Conseil de l'évaluation de l'école. Paris, 2005.

CAMPBELL, Donald,Assessing the impact of planned social change. Evaluation and Program Planning, Vol2, n°1, 1979.

CARVALHO, Luis Miguel. The Fabrication and Travel of a Knowledge-Policy Instrument. European Educational Research Journal, London, SAGE, n°11 (2):172-188, 2012.

DESROSIÈRES, Alain. Prouver et Gouverner. Une analyse politique des statistiquespubliques.Paris:LaDecouverte, 2014.

FERNANDES, Reynaldo. Indice de Desenvolvimento da EducaçaoBasica (IDEB): Metas intermediárias para a sua trajetoria no Brasil, estados, munir

pios e escolas(Development Index for Basic Education: Intermediatetargets for states, municipalitiesandschools in Brazil) .Brası́lia: Ministerio da Educaçao, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anısio Teixeira, 2009.

FERREIRA SANTOS, Marcia. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 38 maio/ago, 2008.

GRENET, Julien. PISA : une enquête bancale ?. La vie des idées.2015. http://www.laviedesidees.fr/PISA-une-enquete-bancale.html.

HEAD, Brian William. Three Lenses of Evidence-Based Policy. The Australian Journal of Public Administration, vol. 67, no. 1, pp. 1–11, 2008.

LASCOUMES, Pierre. La Gouvernementalité: de la critique de l’État aux Technologies du pouvoir. Le Portique, 13-14 | 2004, posto em linha a partir de 15 junho 2007, consultadoo 12 junho 2016. URL :http://leportique.revues.org/625

LINDBLAND,Swerker; PETTERSSON, Daniel; POPKEWITZ, Thomas. International Comparison of School Results. A sistematic review of a research on large scale assessments in education, Swedish Research Council, 2015.

MEC/INEP. Resumo Técnico, Resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica 2005-2015. Brasília, 2015.

MONS, Nathalie. Les effets theoriques et réels de l'évaluations tandardisé .EACEA. Eurydice. 2009.

MORGAN, Clara. Constructing the OECD PISA. In PEREYA, Miguel , PISA Under Examination: Changing Knowledge, Changing Tests, and Changing Schools. Rotterdam, Sense Publishers, 2011.

NÓVOA, Antonio; YARIVA-MASHAL,Tali. Comparative Research in Education: a mode of governance or a historical journey?.Comparative Education Vol. 39, No. 4 pp.423-438, 2013.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: Contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito de educação, Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set, 2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O governo das escolas e a Nova Gestão Pública. LIMA, Licínio & SA, Vírginio. O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. Universidade do Minho (portugal), Ed. Humus, 2017.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre William Barbosa; CLEMENTINO Ana Maria.A Nova gestão pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Periódico cientifico editado pela Anpae,Vol.33 n°3, 2017.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; JORGE, Tiago. As políticas de avaliação, os docentes, e a justiça. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 346-364, maio/ago. 2015.

PETTERSSON, Daniel. Three Narratives: National Interpretations of PISA. Knowledge Cultures. Vol 2n°4, p. 172. 2014.

SCHWARTZMAN Simon. Uses and Abuses of education assessment in Brazil . Prospects. Sep. 2013, Vol. 43 Issue 3, p269-288. 20p, 2013.

SEGONE, Marco; PRON Nicolas. The Role of statistics in evidence-based policy making. Bridging the gap. The role of Monitoring & Evaluation in Evidence-based policy making.UNICEF, 2008.

SOARES, Francisco, José.; Xavier, Flavia, Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, 34(124),903-923. Consultadoo 16 abril 2016, 2013. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300013

SOLESBURY, William. Evidence based policy: Whence it came and Where it's going. ESRC Centre for Evidence Based Policy and Practice, 2001.

SPENLEHAUER, Vincent. Une approache historique de la notion de politiques publiques. Informations sociales, 34-45, 2003.

STEINER-KHAMSI, Gita. What is Wrong with the "What-Went-Right" Approach in Educational Policy? European Educational Research Journal. 12 (1), 20-33, 2013.

STRASSHEIM, Holger; KETTUNEN,Pekka. When does evidence-based policy turn into policy-based evidence? Configurations, contexts and mechanisms. Evidence and Policy ,vol 10 n2, 2014.

WÖESSMANN, Ludger. International evidence on school, competition, autonomy and accountability: a review. Pea body jornal of education, vol. 82, n° 2-3, p. 473-497,