Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Educação Matematica- Doutorado

Turma: D

Sala: 4107

Data de início: 02/10/2024

Data de término: 29/01/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa em Educação Matemática. Orientação de pesquisas em curso.

Programa

Apresentação e discussão de projetos de pesquisa.

Discussão de referenciais de pesquisa em Educação e em Educação Matemática e suas implicações nos modos de produção do material empírico, em seu tratamento e em sua análise.

Bibliografia

CEVIKBAS, Mustafa, KAISER, Gabriele & SCHUKAJLOW, Stanislaw. Trends in mathematics education and insights from a meta-review and bibliometric analysis of review studies. ZDM Mathematics Education, v. 56, p.165–188, 2024. https://doi.org/10.1007/s11858-024-01587-7

FERNANDES, Filipe S.; FONSECA, Maria C. F. R. Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. , v.37, p.3 - 4, 2023.

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. EDUCAÇÃO EM REVISTA, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005.

MIGUEL, Antônio. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2877

PAULUCCI, Eric M.; TAMAYO, Carolina. A ciência [Matemática] é a luz da verdade?. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 9, p. 1-22, 2024.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.