Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Educação e Linguagem: Tendências de Pesquisa

Turma: O

Sala: 4120

Data de início: 08/10/2024

Data de término: 21/01/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Tendências de pesquisa sobre educação e linguagem.

Programa

Alfabetização perspectivas teóricas da apropriação da escrita.

História do livro, da leitura e da cultura escrita. Literatura infantil eo livro ilustrado. Literatura infantil e juvenil e sobre letramento literário. Letramento como prática social.

Bibliografia

BELMIRO, C. A.; MARTINS, Aracy Alves (Org.) . MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA. 1. ed. BELO HORIZONTE: EDITORA UFMG,2023. v. 500. 324p .

FRADE, ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA. CULTURA ESCRITA E TIPOGRAFIAS EM MINAS GERAIS: ALGUMAS CONDIÇÕES DEPRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS IMPRESSOS NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v.27, p. 1-24, 2023.

CARVALHO, G. T.; CASTANHEIRA, M. L. ; MACHADO, M. Z. V. . Letramentos acadêmicos como práticas sociais. 1. ed. BeloHorizonte: Autêntica, 2023. v. 1. 150p .

MONTEIRO, SARA MOURÃO; MARTINS, M. A. . RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DERECONHECIMENTO DE PALAVRAS. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 36, p. 1-31, 2020.

SZUNDY, P. T. C. ; CASTANHEIRA, M. L. ; GREEN, J. . RESEARCHING PRACTICES IN LITERACIES ACROSS LANGUAGES AND SOCIALDOMAINS: INTERNATIONAL PERSPECTIVES. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 59.1, p. 1-9-9, 2020.