Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Ensino de Ciências como prática social

Turma: D

Sala: 4116

Data de início: 02/10/2024

Data de término: 05/02/2025

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

As bases que fundamentam a concepção de ensino de ciências como prática social e como esta concepção dialoga com os domínios do conhecimento científico em aulas de ciências da vida e da natureza.

Programa

- As relações entre objetividade e os valores sociais na investigação científica.

- As normas sociais para o conhecimento científico.

- As estruturas epistêmicas envolvidas nos processos de proposição e legitimação do conhecimento.

- Os processos mediados e sustentados por materiais para a construção e desenvolvimento do conhecimento científico.

- Os fundamentos educacionais sobre os domínios do conhecimento científico em aulas de ciências da vida e da natureza.

Bibliografia

DUSCHL, Richard. Science education in three-part harmony: Balancing conceptual, epistemic, and social learning goals. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008.

KNORR-CETINA, Karin. Epistemic cultures: How the sciences make knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999. 329 p.

LONGINO, Helen E. Science as social knowledge: Values and objectivity in scientific inquiry. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1990.

LONGINO, Helen E. The fate of knowledge. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2002.

PICKERING, Andrew. The mangle of practice: Time, agency and science. Chicago: University of Chicago Press, 1995. 281 p.

OLIVÉ, León. El bien, el mal y la razón: facetas de la ciencia y de la tecnología. Grupo Planeta (GBS), 2000. 211 p.

RHEINBERGER, Hans-Jörg. Toward a history of epistemic things: synthesizing proteins in the test tube. Stanford: Stanford University Press, 1997. 340 p.

STROUPE, David. Examining classroom science practice communities: How teachers and students negotiate epistemic agency and learn science‐as‐practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 487-516, 2014