Turma: U
Sala: 3112
Data de início: 01/10/2024
Data de término: 04/02/2025
N° total de vagas: 40
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência universitária. Natureza do conhecimento no ensino formal. Relação pedagógica. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino e Avaliação na Educação Superior.
1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
2. A Didática e a construção da identidade profissional docente no Ensino Superior
3. A Relação dialética entre teoria e prática
4. A Didática e suas relações com o campo de estudos sobre currículo
5. Instrumentos de Avaliação na Educação Superior
6. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem
7. Plataformas Digitais, Tecnologias e Redes Sociais
8. Planejamento de Ensino e Avaliação
Metodologia de Ensino
1. Os temas serão trabalhados em momentos intercomplementares, conforme as discussões que emergem dos debates na turma.
2. Esses momentos se caracterizam, entre outras possibilidades, pelos seguintes passos:
• Caracterização e problematização da prática pedagógica dos participantes;
• Explicação da prática mediatizada por um referencial teórico;
• Compreensão da prática no nível da totalidade, explicitando seus fundamentos;
• Elaboração de propostas para intervenção na prática.
Envolvem elaborações pessoais por parte dos estudantes:
a) síntese inicial ou final do conhecimento produzido a cada tema discutido;
b) leitura e estudo individual dos textos, visando a contextualização e a adoção de um posicionamento crítico;
c) discussão em pequenos grupos para estudo, esclarecimento de dúvidas e identificação de questões centrais sobre as práticas pedagógicas;
d) discussão geral, envolvendo toda a turma, para coletivizar e sistematizar as reflexões;
e) organização do conteúdo e das formas utilizadas no estudo de cada tema.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.
Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação. Pontualidade e presença, inclusive.
A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e autoavaliação
Critérios:
a) presença e participação em todas as etapas do processo
b) compromisso com o trabalho e com o grupo
c) interesse e aproveitamento pessoal na busca de articulação entre teoria e prática
d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica e discussão teórica das questões.
Bibliografia Básica
ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002. (Arquivo disponível no moodle)
CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 149-160. (Arquivo disponível no moodle)
CASTANHO, Maria Eugênia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, Maria E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 75-89. (Arquivo disponível no moodle)
DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Arquivo disponível no moodle)
GOMES, Suzana dos Santos.; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. Belo Horizonte, M.G: Fino Traço, 2015. (Arquivo disponível no moodle)
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003. (Arquivo disponível no moodle)
PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2004. (Arquivo disponível no moodle)
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lucia M. G de e FONSECA, Marilia. A aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 161-191. (Arquivo disponível no moodle)
Bibliografia Complementar
CANTANO, M. M. R.; SCORZONI, M. F. M.; RIVAS, N. P. P.; LIMA, B. P. da S.; BATISTA, S. H. S. da S. Pedagogia Universitária no Brasil: O que revela a produção bibliográfica?. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 34, n. 67, p. e33[2024], 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17940. Acesso em: 26 fev. 2024.
CUNHA, M. I. Textos em foco: Docência, Prática Pedagógica e Educação Superior. Curitiba, CRV, 2022.
GOMES, Suzana dos Santos; ZEN, Giovana C.; D’ÁVILA, Cristina. Desafios e perspectivas do ensino do componente curricular didática em meio a pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1453–1475, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16330. Acesso em: 4 out. 2022.
PONTES, R. A. F.; GOMES, Suzana dos Santos; LEITE, V. F. A. A didática no epicentro da formação de professores: crise e superação em contexto de pandemia. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30146, 2022. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30146. Acesso em: 2 ago. 2022.
SILVA, J. F. da. Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 204–219, 2019. DOI: 10.15448/2179-8435.2018.2.31275. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31275. Acesso em: 26 fev. 2024.