Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Teoria Histórico-cultural e Etnografia em Educação: uma síntese (III)

Turma: E

Sala: 4114

Data de início: 11/03/2025

Data de término: 17/06/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Construir relação dialética entre a Teoria Histórico-cultural e Etnografia em Educação para constituir uma síntese (criação de algo novo) e compreender os processos de desenvolvimento cultural de bebês, crianças e jovens e adultos

Programa

1-    Teoria Histórico-cultural - Constituição Histórico-Cultural do Ser humano;
2-    Teoria Histórico-cultural - Método da Unidade de Análise;
3-    Etnografia em Educação – uma lógica de investigação/sala de aula como culturas;
4-    Síntese entre Teoria Histórico-cultural e Etnografia em Educação – ACCL - em salas de atividades de bebês e crianças pequenas e crianças maiores e salas de aula de jovens e adultos.

Bibliografia

AGAR, Michael. Language Shock: understanding the culture of conversation. New York: Macmillan, 2002 (Original, 1994).
ARAÚJO, D. A. Memórias e Processos de Aprendizagem em sala de aula de Matemática na EJA, IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2024.
BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
BLANK, G. Vygotsky: o homem e sua causa. In: MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações educacionais da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artmed, 1996.  
BRUNER, J. A cultura da Educação; trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRUNER, J. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CADERNOS CEDES. Pensamento e Linguagem: estudos na perspectiva da Psicologia Soviética. S.P.:  Papirus/CEDES, n.24,1991.
CADERNOS CEDES. Implicações pedagógicas do modelo histórico-cultural, S.P.:     
Papirus/CEDES, n.35,1995.
CADERNOS CEDES. Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural. Cadernos Cedes, 2000.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Aprendizagem Contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte, Ceale/Autêntica, 2004 (Coleção Linguagem e Educação).
CASTANHEIRA, M. L.; GREEN. J. L. & DIXON, C. Práticas de Letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 2007, pp.7-38.
COLE, M. (2006). Culture and Cognitive development in Phylogenetic, Historical, and Ontogenetic Perspective. In: Handbook of Child Psychology, Cognition, Perception and Language. v.2, chapter 15, Wiley, New Jersey. Volume editor: Deanna Kuhn & Robert S. Siegler, Editor-in- Chef: William Damon & Richard M. Lerner.
COLE, M. & GAJDAMASCHO.N.  Vygotsky and Culture. In: DANIELS H.; COLE, M. & WERTSCH, J. V. The Cambridge Companion to VYGOTSKY, New York, Cambridge University Press, 2007.
COLL, C. & PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação, v1, v.2, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DANIELS, H. (org.) Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994.
DANIELS H.; COLE, M. & WERTSCH, J. V. The Cambridge Companion to VYGOTSKY, New York, Cambridge University Press, 2007.
DOMINICI, I. C.; GOMES, M. F. C.; NEVES, V. F. A. Por que aprender a ler? – afeto e cognição na Educação Infantil. Pró-posições (UNICAMP, on line). V. 29, p. 15-40, 2018.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
FREITAS, M. T. A. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de constituição de sujeitos, Revista Teias, v.10, n.19, 2009.
FREITAS, M.T.A. & RAMOS, B.S. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
GARNIER, C. et al. Após Vygotsky e Piaget: perspectivas social e construtivista
(escolas russa e ocidental). Porto Alegre: Artes Médicas,1996.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. In: Cadernos CEDES, 50, Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural, 1ª edição, 2000.
GOMES, M. F. C.; PEREIRA, M. R. Psicologia Educacional: sujeitos contemporâneos. São Paulo: Editora Contexto, 2022.
GOMES, M. F. C. & NEVES, V. F. A. [Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso] (ACCL), Educação em Revista, v. 37, 2021.
GOMES, M. F. C.; NEVES, V. F. A. & SILVA, L. P. Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 21, n.71, 2021.
GOMES, M.F.C. & ARAÚJO, D. A. Pós-Graduação: dialética entre teoria e método. Revista De Educação Pública, UFMT, 2019.
GOMES, M. F. C. Memorial – Trajetórias de uma pesquisadora e suas apropriações da Psicologia Histórico-cultural e da Etnografia em Educação. Curitiba: Brazil Publishing, 2020 – p. 107-139.
GOMES, M. F. C. & FARIA-FILHO, Luciano M. Memória e Aprendizagem: uma perspectiva sócio-histórica. Presença Pedagógica, v.3.n.15. maio/jun. 1997.
GOMES, M. F. C. Relações entre desenvolvimento e aprendizagem: consequências na sala de aula. Presença Pedagógica. V. 8, n. 45, 2002.
GOMES, M.F.C. Construindo relações de inclusão/exclusão na sala de aula de química: histórias sociais e singulares. TESE DE DOUTORADO, B.H., FaE/UFMG, 2004.
GOMES, M.F.C. & DIAS, M.T.M. & SILVA, L.P. (2008). O Registro da Rotina do Dia e a Construção de Oportunidades de Aprendizagem da Escrita. In: M.L. Castanheira, F.I.P. Maciel e R.F. Martins, Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008.
GOMES M.F.C. & MORTIMER, E. F. Histórias sociais e singulares de inclusão/exclusão na aula de química. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, jan./abr. 2008.
GOMES, M.F.C; FONSECA, M.C.F.R.; DIAS. M.T.M.; & VARGAS, P. G. Culture, Cognition and language in the constitution of practices of reading and writing in an adult literacy classroom, Psicologia: reflexão e crítica, vol.24, n.3, Porto Alegre, 2011.
GOMES, M.F.C.; MORTIMER, E.F. & KELLY. G. Constructing Stories of Inclusion/Exclusion in the Chemistry Classroom, International Journal of Science Education, v.33, p.747-772, 2011.
GOMES, M.F.C.; DIAS, M.T.M. & GREGÓRIO, M.K.V.S. Psicologia Histórico-Cultural e Etnografia Interacional: a busca da coerência teórico-metodológica. Trabalho completo apresentado na Reunião Anual da ANPED, 33ª, GT 20, Psicologia da Educação, Natal, 2011.
GOMES, M.F.C & VARGAS, P.G. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas, novos sentidos. Educação e Pesquisa, v.39, n.2, p.449-464, abr./jun. 2013.
GOMES, M.F.C., NEVES, V. F. A. & DOMINICI, I. C. A Psicologia Histórico-cultural em diálogo: a trajetória do GEPSA, Fractal: Revista de Psicologia, v.27, n.1, jan./abr. 2015.
GOMES, M. F. C.; DIAS, M. T. M. & VARGAS, P. G. Entre textos e pretextos: a produção escrita de crianças e adultos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
GREEN, J, L.; DIXON, C. ZAHARLIC, A. Etnografia como lógica de investigação, Educação em Revista, Belo Horizonte, v.42, p. 13-79, 2005.
JEREBTSOV, S. A cidade de L.S. Vigotski pesquisas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L.S. Vigotski. In: VERESK: Cadernos Acadêmicos Internacionais – estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, Brasília, UniCEUB, 2014.
KRAVTSOV, G. As bases filosóficas da Psic. Histórico-cultural – In: VERESK: cadernos acadêmicos internacionais – estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, Brasília, UniCEUB, 2014.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. S.P.: Summus, 1992.
LIMA, E. S. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. S.P.: Série “Separatas”. GEDH- Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 1997.
LURIA, AR. Desenvolvimento cognitivo. S.P.: Icone,1990.
LURIA, A. R. O homem com um mundo estilhaçado. Coleção Textos Fundantes de Educação. Petrópolis: Vozes (2008).
MAHN, H. Vygotsky’s “Speaking/Thinking System of Meaning”: An Essential but Overlooked Concept In: Doc. Academia.edu.
MOLL, L. C. (org.) Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artes Médicas,1990.
MORTIMER, E. F., SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre - RS:, v.7, n.3, 2002.
MOURA, M. P. A organização conceitual em adultos pouco escolarizados. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
NEVES, V. F. A., KATZ, L., GOULART, M. I. M., GOMES, M. F. C. Dancing with the pacifiers: infant’s perizhivanya in a Brazilian early childhood education centre. Early Child Development and Care, v.1, p.1-12, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1482891 - (Acesso em 29/11/2019).
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. S.P.: Scipione,1993.
OLIVEIRA, M. B. e OLIVEIRA, M. K (orgs). Três questões sobre o desenvolvimento conceitual. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
OLIVEIRA, M.K. Cultura e Psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Hucitec, 2009.
PENAFIEL, K. J. Q. ; GOMES, M. F. C. O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas, Proposições, Campina, v. 35, 2024.
PENAFIEL, K. J.Q.; GOMES, M. F. C. NEVES, V. F. Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Infantil, Revista Brasileira de Alfabetização, n. 19, 2023.
PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na constituição do psiquismo humano, Campinas, Caderno CEDES 24, pp. 32-43, Mar.1991.
PRESTES, Z.R. Quando não é quase a mesma coisa: Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: S. P.: Autores Associados, 2012.
PUTNEY, L. A., GREEN, J. L., DIXON, C., DÚRAN, R., FLORIANI, Ana, YEAGER, B. Consequential progressions: exploring collective-individual development in a bilingual Classroom. In: Constructing meaning through collaborative inquiry: Vygotskian perspectives on Literacy Research, Smagorinsky & Lee (editors), Cambridge University Press, 1998.
ROGOFF, B. Observando a atividade sociocultural em três planos: apropriação participatória, participação guiada e aprendizado. In: Wertsch, Del Rio & Alvarez. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre:Artmed, 1998.
SCOTT, P. & MORTIMER, E. F. Discursive activity on the social plane of high school science classrooms: a tool for analyzing and planning teaching interactions. (Paper presented at the 2002, AERA, Annual Meeting, New Orleans, USA, as part of the BERA invited symposium: Developments in sociocultural and Activity Theory Analyses of Learning in School).
SILVA, C. V.; GOMES, M. F. C. A [oralidade/gestualidade] no processo de desenvolvimento cultural de um aluno surdo bimodal. In: BERNARDES, M. E. M.; GOMES, M.F.C.; PINHEIRO, V.P.(ORGS) Desafios para uma Educação Integral: contribuições da Psicologia da Educação, Jundiaí: S.P.: Paco Editorial, 2023.
SILVA, I. O.; LUZ, I. R.; CARVALHO. L. D.; GOUVÊA. M. C. S. (orgs). Infância e Pandemia: escuta da experiência das crianças. Belo Horizonte: Incipit, 2022.
SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. In: Vigotski – O manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem. Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação/CEDES, n.71, 2000.
SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. In: Cadernos CEDES, 50, Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural, 1ª edição, 2000.
TOASSA, G.; SOUZA, M. P. R. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, são Paulo, vol. 21, n. 4, p. 757-779, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000400007
TUNES, E. Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais, Fractal: Revista de Psicologia, v.27, n.1,jan./abr. 2015.
VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. S.P.: Loyola,1996.
VERESOV, Nikolai & FLEER, Marilyn (2016) Perezhivanie as a Theoretical Concept
for Researching Young Children’s Development; Mind, Culture, and Activity, 23:4, 325-335, DOI:10.1080/10749039.2016.1186198
VIGOTSKI, L.S. Quarta aula: O problema do meio da pedologia. In: Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Trad. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, São Paulo: e-papers, 2018 (original 1932).
VIGOTSKI, L. S. El problema del desarrollo de las funciones psíquicas superiores, capítulo 1, p. 11 -46. In: Obras Escogidas, volume III, Madrid: Aprendizaje-Visor, 1983/1995.
VIGOTSKI, L.S. O manuscrito de 1929. In: Vigotski – O manuscrito de 1929: temas para a constituição cultural do homem. Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação/CEDES, n.71, 2000.
VIGOTSKI, L.S & LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Infantil. El problema de la edad y la dinámica del desarollo, p. 265-273, Obras Escogidas, vo.l IV, Madrid: Aprendizaje Visor, 1996, [original 1932].
VIGOTSKI, L. S. Psicologia, Educação e Desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Organização e tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
VIGOTSKI, L. S. Live S. Vigotski: escritos sobre arte. (organização e tradução: Priscila Marques. Bauru, S.P.: Mireja, 2022.
VIGOTSKI, L. S. Problemas de Defectologia. Organização, edição, tradução e revisão técnica: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
VÓVIO, C. L. Duas modalidades de pensamento: pensamento narrativo e pensamento lógico-científico. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
VYGOTSKI, L. S. El problema y el método de investigación. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, Tomo II, Madrid: Visor-Aprendizaje, 1993, p. 15-27.
VYGOTSKI, L.S. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad infantil. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, Tomo II, Madrid: Visor-Aprendizaje, 1993, p.181-286.
WERTSCH, J. V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.
WERTSCH, J. V. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la Acción Mediada. Madrid: Aprendizaje Visor, 1993.
WERSTCH, J. V. Vygotsky’s two minds on the nature of meaning. Paper apresentado na conferência “A Vygotsky Centennial: Vygotskian Perspectives on Literacy Research”. Chicago: 1996.
WERSTCH, J. V. Vygotsky y la formación social de la mente: cognición y desarrollo humano. Barcelona: Paidós, 1988.

SITE GEPSA – https://gepsa.com.br
SITE ENLACEI – https://enlacei.com.br
CANAL YOUTUBE – GEPSA/ENLACEI – LEV – Laços Etnográficos Vigotskianos