Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Turma: A

Sala: 3115

Data de início: 12/03/2025

Data de término: 25/06/2025

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ideários, discursos e práticas de pesquisa em Educação Matemática. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática com foco nos projetos de investigação dos participantes.

Programa

1. A Educação Matemática como prática social;

2. Ideários, discursos e práticas em Educação Matemática;

3. Questões teórico-metodológicas e éticas da pesquisa em Educação Matemática.

Bibliografia

CEVIKBAS, Mustafa, KAISER, Gabriele & SCHUKAJLOW, Stanislaw. Trends in mathematics education and insights from a meta-review and bibliometric analysis of review studies. ZDM Mathematics Education, v. 56, p.165–188, 2024.

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. EDUCAÇÃO EM REVISTA, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005

MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004.

MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.

PINTO, T. P. Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v.20, p. e023069, 2023.