Turma: A
Sala: 4114
Data de início: 13/03/2025
Data de término: 10/07/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de produção e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. 1. Introdução à pesquisa: conceituação e história 1.1. O conceito de pesquisa 1.2. O surgimento e a crise da ciência moderna 1.3. A emergência de novas epistemologias 1.3. A pesquisa em ciências humanas 2. O campo da Educação 2.1. As especificidades da pesquisa na área de Educação: problemas e desafios 3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional 3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, a fundamentação teórica, a produção das informações, a análise e interpretação das informações, a apresentação dos resultados 3.2. Diferentes abordagens da pesquisa na área de Educação: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; pesquisa etnográfica; pesquisa-ação; estudo de caso; abordagens emergentes 3.3. Procedimentos de produção de dados: observação, questionário, entrevista, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa na/da internet 3.4. Procedimentos de análise de dados: introdução à análise de conteúdo e à análise do discurso; uso de softwares 4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de produção e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Bibliografia ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999. AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v.35, n.6, p. 33–40, Aug/Sep. 2006. BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003. BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020. BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. BRAUN, Virginia, CLARKE, Victoria, GRAY, Debra (orgs.). Coleta de dados qualitativos: um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Vozes, 2019. GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Petrópolis: Vozes, 2019. NIND, Melaine, CURTIN, Alicia, HALL, Kathy. Métodos de pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Vozes, 2019. O’LEARY, Linda. Como fazer seu projeto de pesquisa: guia prático. Petrópolis: Vozes, 2019. PARAÍSO, Marlucy Alves, MEYER, Dagmar (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. QUIJANO, Aníbal. Ensayos en torno a la colonialidad del poder. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2019. REVISTA DIREITO E PRÁXIS. Dossiê: Pensamento crítico latino-americano, pesquisa militante e perspectivas subversivas dos direitos, v.7, n.13, 2016. SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. SOMEKH, Bridget, LEWIN, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015. ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 33-48.
1. Introdução à pesquisa: conceituação e história
1.1. O conceito de pesquisa
1.2. O surgimento e a crise da ciência moderna
1.3. A emergência de novas epistemologias
1.3. A pesquisa em ciências humanas
2. O campo da Educação
2.1. As especificidades da pesquisa na área de Educação: problemas e desafios
3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional
3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, a fundamentação teórica, a produção das informações, a análise e interpretação das informações, a apresentação dos resultados
3.2. Diferentes abordagens da pesquisa na área de Educação: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; pesquisa etnográfica; pesquisa-ação; estudo de caso; abordagens emergentes
3.3. Procedimentos de produção de dados: observação, questionário, entrevista, grupo focal, pesquisa documental, pesquisa na/da internet
3.4. Procedimentos de análise de dados: introdução à análise de conteúdo e à análise do discurso; uso de softwares
4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v.35, n.6, p. 33–40, Aug/Sep. 2006.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020.
BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
BRAUN, Virginia, CLARKE, Victoria, GRAY, Debra (orgs.). Coleta de dados qualitativos: um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Vozes, 2019.
GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Petrópolis: Vozes, 2019.
NIND, Melaine, CURTIN, Alicia, HALL, Kathy. Métodos de pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Vozes, 2019.
O’LEARY, Linda. Como fazer seu projeto de pesquisa: guia prático. Petrópolis: Vozes, 2019.
PARAÍSO, Marlucy Alves, MEYER, Dagmar (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.
QUIJANO, Aníbal. Ensayos en torno a la colonialidad del poder. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2019.
REVISTA DIREITO E PRÁXIS. Dossiê: Pensamento crítico latino-americano, pesquisa militante e perspectivas subversivas dos direitos, v.7, n.13, 2016.
SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
SOMEKH, Bridget, LEWIN, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 33-48.