Turma: A
Sala: 4102
Data de início: 12/03/2025
Data de término: 02/07/2025
N° total de vagas: 5
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Ideários, discursos e práticas de pesquisa em Educação Matemática. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática com foco nos projetos de investigação dos/as participantes.
1. A Educação Matemática como prática social;
2. Ideários, discursos e práticas em Educação Matemática;
3. Questões teórico-metodológicas e éticas da pesquisa em Educação Matemática.
CEVIKBAS, M.; KAISER, G.; SCHUKAJLOW, S. Trends in mathematics education and insights from a meta-review and bibliometric analysis of review studies. ZDM Mathematics Education, v. 56, p.165–188, 2024.
FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.
GREEN, J. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005.
MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004.
MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, dez. 2016.
PINTO, T. P. Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, p. e023069, 2023.