Turma: B
Sala: 4108
Data de início: 19/03/2025
Data de término: 02/07/2025
N° total de vagas: 8
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Orientação coletiva. Discussão dos temas de pesquisas em desenvolvimento. Aprofundamento da abordagem teóricometodológica e escrita acadêmica.
Unidade única:
- Dimensão conceitual da pesquisa;
- Abordagem teórico-metodológica e escrita acadêmica;
- Pesquisa psicanalítica e fenômenos sociais;
- Interlocução entre as investigações desenvolvidas e suas interfaces.
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: HUCITEC, 1993.
CARNEIRO, Cristiana. O estudo de casos múltiplos: estratégias de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 314-321, 2018
DALLAZEN, Lizana; GIACOBONE, Roberta V.; MACEDO, Mônica M. K; KUPERMANN, Daniel. Sobre a ética em pesquisa na
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DINIZ, Debora. O que é deficiência? São Paulo/SP: Editora Brasiliense, 2007.
DINIZ, Margareth. O método clínico na investigação da relação com o saber de quem pesquisa e ensina: contribuição para a formação docente na tensão entre saber e conhecer. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), v. 29. p. 1-16, 2006.
DINIZ, Margareth; PEREIRA, Marcelo Ricardo. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Rev. FAEEBA-Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020.
IRIBARRY, Isac N. O que é pesquisa psicanalítica?. Ágora, v. 6, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2003.s
JANNUZZI, Gilberta M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2ª ed. Campinas/SP: Autores
PEREIRA, Marcelo Ricardo. A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI,
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